logo

Inauguração do CAPS III abre comemorações dos 210 de Macaé

24/07/2023 16:27:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Rui Porto Filho

A unidade foi inaugurada nesta segunda-feira (24)

A inauguração do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS III Betinho, marcou, nesta segunda-feira (24), a abertura da programação oficial de eventos em comemoração aos 210 anos de emancipação política e administrativa da cidade.

A unidade, que amplia a assistência a pacientes com diagnóstico de doenças psiquiátricas graves, foi entregue pelo prefeito Welberth Rezende junto ao Secretário de Saúde, Alexandre Cruz, e às Secretárias de Atenção Básica, Natália Antunes, e de Alta e Média Complexidades, Mayara Rezende.


"A Saúde será prioridade nas mais de 25 entregas que vamos realizar nesta programação de comemoração aos 210 anos de Macaé. Este é um equipamento de muita importância, preparado por uma equipe que representa a essência do nosso município que é cuidar das pessoas", afirmou Welberth.


O CAPS III Betinho acolhe pacientes com diagnóstico de doenças psiquiátricas graves, garantindo atendimentos com equipe multidisciplinar composta por médico psiquiatra, fonoaudióloga, enfermeiros e técnicos que compõem a rede de assistência psicossocial.

O espaço promove oficinas de dança, coral e atividades ao ar livre para reabilitação, como caminhadas na praia e visitas a espaços públicos da cidade.


"O CAPS III representa uma conquista muito importante para o município, que segue o alinhamento de cuidado em saúde mental pautado na abordagem da atenção psicossocial", apontou Natália.


A unidade também é referência para pacientes atendidos no polo ambulatorial e de Emergência Psiquiátrica do Pronto Socorro do Parque Aeroporto.


"Essa é a realidade da integração e da transformação da rede de Saúde que investe na ponta, em unidades que promovam o acolhimento e ofereçam dignidade à população macaense", ressaltou Alexandre Cruz.


A rede de assistência psicossocial de Macaé conta também com os seguintes polos: CAPSI, que atende crianças e adolescentes; o CAPS AD Porto, de acolhimento a pessoas em uso abusivo de substâncias; e o CAPS Serra, referência para a população serrana.

De acordo com Lorraine Moreira, Coordenadora do Programa de Saúde Mental, quase 3 mil pessoas são atendidas na rede.

A inauguração também contou com a participação do vice-prefeito Célio Chapeta; do deputado estadual Chico Machado; do presidente da Câmara, Nilton César Pereira Moreira ("Cesinha"); do vereador Reginaldo do Hospital, que preside a Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência; além de secretários municipais.