O incentivo cada vez maior à leitura faz parte das ações pedagógicas promovidas pela Secretaria de Educação de Macaé. Para ajudar a desenvolver nos alunos o gosto pelos livros, professores da rede municipal estão participando do Curso de Contadores de Histórias. Além disso, neste mês a Secretaria está retomando as visitas do grupo Historiarte, de contadores de Histórias, e da biblioteca volante do programa Leia Brasil, parceria com a Petrobras.
O grupo Historiarte, composto por professores contadores de histórias, começou nesta terça-feira (18) a fazer as visitas às escolas. A primeira foi a Escola Municipal Jacyra Tavares Duval. No cronograma do grupo, estão ainda o Ciep Maringá, no próximo dia 25 e 27, e a Escola Municipal José Calil Filho. No dia 27, para os alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com a secretária de Educação, Milmar Pinheiro, este ano será montado um espaço exclusivo para os contadores de histórias, que vai funcionar como atividade extra-curricular para as escolas de ensino integral.
Já o Curso de Contadores de Histórias começou na última semana. O curso faz parte do projeto de Educação Continuada da Secretaria. Com duração de 50 horas, o curso tem encontros quinzenais e deve terminar em julho. Nas aulas, os professores desenvolvem temas como trabalhos de voz, corpo, memorização, olhar, flexibilidade da mente, tipos de textos e estrutura do conto.
Programa de Leitura
Começam nesta quarta-feira (16) as visitas da biblioteca volante do programa Leia Brasil, promovido pela Petrobras em parceria com a prefeitura. O caminhão da leitura estará na Escola Municipal Eraldo Mussi, onde os alunos poderão pegar livros emprestados e participar de diversas atividades lúdicas.
Confira o cronograma do Lei Brasil até o final deste mês
Dia 19 – E. M. Eraldo Mussi
Dia 24 – E. M. Profº Antônio Álvares Parada
Dia 25 – E. M. Amil Tanos
Dia 26 - E. M. Profº Samuel Brust
Dia 26 – E. M. Joaquim Augusto Borges
Dia 31 – E. E. Télio Barreto