logo

Inclusão digital chega à Fronteira

12/01/2006 18:10:18 - Jornalista: Ludmila Azevedo

A secretaria de Ciência e Tecnologia de Macaé (Sectec) deu mais um passo a caminho da inclusão digital na periferia da cidade. Nesta quinta-feira (12) foi instalada a rede de computadores do Núcleo de Inclusão Digital (NID) na sala de informática da Ong Catalunya em Missão, na localidade da Fronteira. O mesmo trabalho já foi feito no Botafogo. A próxima unidade a ser atendida será a do Morro de Sant’Ana.

O principal objetivo é levar ao cidadão macaense a oportunidade de aprender informática. “A Sectec está dando todo o apoio tecnológico e de infra-estrutura para a implantação dos núcleos, visando também a inclusão social”, enfatizou o secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan.

No núcleo da Catalunya, a Sectec colaborou também com os projetos, equipamentos e o link. Além de aprenderem a entrar na internet, os alunos do projeto Catalunya receberam também alguns ensinamentos sobre rede. Um universo bem diferente do qual estão acostumados.

Ao acessar pela primeira vez a internet, o estudante Gildevan Sousa Santos, 13 anos, estava ansioso e não vê a hora de poder dominar logo o universo da internet. “Eu não sei o que eu quero ver primeiro, mas quero aprender tudo logo”, sonha o estudante.

Para Liliane Givigi da Silva, 14 anos, desvendar os mistérios da internet será um grande um passo na vida da estudante que já fez curso de informática. “Eu não sei nada de internet”, diz toda tímida a estudante que contou com a ajuda da amiga para entrar na rede. “Com a instalação da rede, uma nova janela se abre no campo do conhecimento”, comemora o diretor da Catalunya, o vereador Maxwell Vaz.