logo

Incubadora de Cooperativas recebe visita de representantes do Sebrae do Amazonas

11/09/2007 17:24:57 - Jornalista: Catarina Brust

O interesse por conhecer a metodologia de trabalho da Incubadora de Cooperativas fez com que duas representantes do Sebrae/Amazonas deixassem a cidade de Manaus, a 4.556 mil quilômetros de distância, para conhecer o projeto desenvolvido pela secretaria Executiva de Trabalho e Renda. O motivo foi um folder divulgando o trabalho implantado pela prefeitura de Macaé, que chegou a Manaus, levado por um grupo da área de petróleo e gás.

A gerente da Incubadora de Cooperativas, Aline Azeredo Barbosa, guiou a visita da gerente da unidade do Sebrae/AM, Lígia Santos, e a analista da unidade de cultura de cooperação do Sebrae/AM, Cione Guimarães.

- Elas vieram conhecer o trabalho da Incubadora e a metodologia de trabalho aplicada junto aos grupos produtivos. Hoje, apoiamos diversos grupos como a Cooperativa de Costureiras e de Garçons, As Mulheres Artesãs do Lagomar, a Associação de Parentes e Amigos de Usuários de Saúde Mental, Serra em Arte, entre outros. O interesse principal é o cooperativismo que surgiu como forma de enfrentar a exclusão de trabalhadores, através da organização de grupos para a geração de renda – destacou Aline.

O objetivo da gerente da unidade do Sebrae/AM é implementar o projeto de incubadoras de cooperativas no Amazonas. “Mesmo sem ter conhecimento anterior, iniciamos um trabalho similar. Nossa intenção é aproveitar a metodologia aplicada pela prefeitura de Macaé, para implementarmos o projeto, observando as diferenças locais. Já diagnosticamos sete grupos, entre eles, de moveleiros e de artesanato”, observou Lígia Santos.