logo

Indústria e Comércio se reúne com Rede Petro

29/11/2005 17:31:10 - Jornalista: Catarina Brust

Durante café da manhã com empresários da Rede Petro-BC nesta terça-feira (29), no Hotel San Diego, o secretário de Indústria e Comércio, Desenvolvimento e Energia (Semic), Alexandre Gurgel, anunciou programação para incrementar o desenvolvimento da região. Uma exposição no saguão da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) para divulgar o município e um almoço com 200 empresários dos setores comercial e industrial do Rio.

O secretário esclareceu que o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, vai proferir palestra de 20 minutos sobre o município, durante o almoço com os empresários. “Alguns deles já desempenham atividades em Macaé. Outros ainda não. A finalidade é levarmos representantes da classe produtiva econômica da cidade para interagir e firmar parceria com os empresários do Rio. E que estes conheçam melhor o município para que possamos oferecer oportunidades de negócios na região”, disse Gurgel. O almoço será, dia 14 de dezembro, na Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Entre os dias 12 e 16 de dezembro, uma exposição no saguão da ACRJ mostrará a cidade de Macaé aos empresários bem como as oportunidades de negócios. “Isso é uma conquista para Macaé. Estaremos apresentando a cidade e interagindo com empresários para ampliar o desenvolvimento da região”, ressaltou Alexandre Gurgel.

O café da manhã reuniu os presidentes Evandro Esteves (Rede Petro), Erodice Gualdart (Acim), Edmilson Gonçalves dos Santos (Grupo das empresas prestadoras de serviço da indústria do petróleo e afins -GEPS), e empresários que fazem parte da rede. “A Rede Petro é um fórum importante ao desenvolvimento da economia local”, lembrou Gurgel.

Esteves destacou que, em janeiro, a Rede Petro lançará o “Encontro de negócios”, com a participação de cerca de 30 firmas do ramo de petróleo que apresentarão suas atividades a dez grandes empresas âncoras. “A importância desse encontro será a geração de novos negócios e um facilitador para as empresas se apresentarem aos grandes contratadores”, explicou o presidente da Rede Petro.

A Rede Petro foi lançada em 2003 com apoio da Petrobras, Sebrae e prefeitura de Macaé, pela secretaria de Indústria e Comércio. A rede é um fórum para promover a interação entre seus integrantes. Atualmente, são 80 empresas cadastradas. Durante a Brasil Off Shore de 2005 foi assinado acordo de cooperação técnico-financeiro para a reestruturação e auto-gestão da Rede Petro com a prefeitura de Macaé, Petrobras, Firjan, Sebrae, ACIM e Organização nacional da indústria do petróleo (Onip). O objetivo é promover o desenvolvimento do mercado regional na área de petróleo, gás e energia. As ações da rede vão desde visitas técnicas, reuniões com o comitê gestor e gerais e encontros de negócios.

- A Rede Petro é um catalisador das ações de desenvolvimento da economia do município. Foi uma iniciativa governamental do então secretário de Indústria e Comércio, atual presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fundec), Jorge Tavares Siqueira. Estamos atentos ao planejamento estratégico, garantindo que a classe empresarial seja ouvida dentro das ações e projetos definidos pelo programa de governo do prefeito Riverton Mussi, para a pasta de Indústria e Comércio – destacou Alexandre Gurgel.