INEA autoriza abertura da barra da Lagoa

01/12/2022 21:31:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos

Medida emergencial foi solicitada pelo governo a fim de reduzir de forma urgente o volume de água das chuvas

A Prefeitura de Macaé conseguiu, na noite desta quinta-feira (1º), a autorização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para abertura da barra arenosa da Lagoa de Imboassica. A medida emergencial foi solicitada pelo governo a fim de reduzir de forma urgente o volume de água das chuvas, responsável pelo alagamento de diversas ruas, atingindo casas e estabelecimentos comerciais, além do risco à população.

O prefeito Welberth Rezende esteve no local acompanhando o trabalho das equipes. “Nós solicitamos a autorização ao Inea, uma vez que a Lagoa tem jurisdição estadual e o município precisa dessa licença para poder atuar. Estamos aqui para fazer a abertura e trazer um alívio para a população, uma vez que toda essa região é impactada diretamente com o aumento do volume de água na Lagoa, não só os bairros, como também a rodovia que estava com pontos de alagamento”, declarou o prefeito.


"A autorização já havia sido solicitada e, somente agora, no início da noite, obtivemos a resposta positiva, permitindo que o governo possa agir de maneira emergencial", explicou o secretário de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, Juninho Luna.

Nesta quarta-feira (30), Macaé foi atingida por fortes chuvas que comprometeram diversos pontos da cidade. Nesta quinta-feira (1º), o trabalho para minimizar os impactos continuaram intensos no perímetro urbano e na região serrana. A Defesa Civil atua e monitora áreas mais críticas e solicitações podem ser encaminhadas pelo 199, com atendimento 24 horas.


Fotos Relacionadas