Foto: Claudia Barreto
A operação conjunta mobilizou muitos setores
Uma ação conjunta entre o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé e a Guarda Ambiental possibilitou que uma onça parda macho fosse salva, encaminhada para o Rebio União, no Rio de Janeiro, e tratada para ser solta novamente em seu habitat natural. O animal foi capturado após ficar preso, acidentalmente, em um galinheiro de propriedade privada na comunidade de Andorinhas, no Sana, Região Serrana do município.
Segundo o secretário de Ambiente de Macaé, Juninho Luna, assim que foram avisados do caso, seguiram para a localidade. "Fomos com nossa equipe técnica formada pelo Fernando Barreto, Claudia Barreto, Bola Sana, e Alexandre Bezerra para o local, acompanhados da coordenadora da Guarda Ambiental Raquel e sua equipe. Cuidamos para que o animal e a população local ficassem em segurança e informamos ao secretário estadual de Ambiente, Thiago Pampolha, que encaminhou o superintendente regional Ronaldo Paes, juntamente com o diretor de Fauna João Eustáquio e o coordenador Marcelo Cupello", explica Juninho.
O trabalho em conjunto foi feito com todo o cuidado para que a onça pudesse ser retirada e conduzida com responsabilidade até o local de tratamento para reidratação no Rio, onde passou por exames para ser devolvida à natureza. "A Secretaria vem atuando nas mais variadas demandas e estando presente em tudo que é importante para o bem-estar de nossa fauna. Que este gesto possa servir de exemplo para toda sociedade do quanto é importante a preservação e o aprendizado da convivência com os animais", explicou o secretário.