logo

Inmetro faz auditoria no laboratório de elétrica do IMMT

08/02/2007 17:00:59 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Dois auditores do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade (Inmetro) estão realizando auditoria extraordinária no laboratório de elétrica do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT). Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, o objetivo do trabalho é adequar o laboratório às exigências do Inmetro, que de acordo com ele, é a maior referência em termos de metrologia do Brasil.

A auditoria teve início na quarta-feira (07) e termina nesta sexta-feira (09). Para a gerente de qualidade do IMMT, Renata Guiscem, esta averiguação vai proporcionar consciência se o laboratório está em conformidade com a Norma NBR ISSO/IEC 17025 – 2005. “Esta norma é específica para laboratórios de calibração e direciona os trabalhos nos laboratórios, sendo uma exigência para o bom andamento nos laboratórios”, explica Renata.

- Estamos em fase final de acreditação e a auditoria trará sugestões de melhoria, quando serão detectados onde estão os pontos a serem melhorados – informa a gerente. Ela acrescenta que, na verdade, são duas auditorias: a da parte técnica e a do setor de gestão e qualidade. “Cada área específica tem um auditor especial”, conta.

O laboratório de elétrica presta calibração em instrumentos que utilizam grandezas elétricas como tensão alternada e contínua, resistência, corrente alternada e contínua e capacitância, utilizadas em multímetros, alicates amperímetros e demais instrumentos de medição elétrica.

Para o gerente técnico do IMMT, João Sant’Anna, a calibração destes instrumentos com o selo da Rede Brasileira de Calibração (RBC) é uma exigência das empresas prestadoras de serviços na indústria de petróleo, objetivando a redução e eliminação dos possíveis perigos, no manuseio destes instrumentos em áreas de risco. Ele acrescenta ainda que as empresas de manutenção, processamento, produção e prospecção de gás utilizam em larga escala estes instrumentos.

De acordo com ele, são sete os laboratórios do IMMT – elétrica, pressão, audiometria, temperatura, massa, vidraria e dimensional. “Possivelmente, em março haverá aprovação final para que os laboratórios de medidas elétricas e de audiometria sejam acreditados. Em cada laboratório há dois técnicos em metrologia trabalhando.