logo

Inscrição para Bolsa Universitária começa nesta segunda

29/06/2007 17:03:38 - Jornalista: Ludmila Azevedo

O Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec) abre, na segunda-feira (02), inscrição para o Programa Bolsa Universitária/ Profissionalizante – Estuda Macaé. O edital será publicado neste final de semana. Segundo a coordenadora do setor social do Fumdec, Bárbara Monteiro, o programa concede uma bolsa de estudo, de até um salário mínimo, a estudantes do ensino superior e de curso profissionalizante. A bolsa tem validade para um semestre, podendo ser renovada.

Os interessados devem fazer o requerimento no Protocolo Geral da Prefeitura (avenida Presidente Sodré, 534), das 08h às 17h. Para isso, o candidato deve levar cópia do CPF; identidade; comprovante de residência no município de Macaé, de pelo menos quatro anos; documento que comprove ter estudado, nos últimos dois anos, em uma escola da rede pública municipal ou em instituição privada local; histórico escolar; comprovante de renda familiar, de até quatro salários mínimos; declaração do estudante de não ter concluído nenhum curso superior e comprovação de que não está inscrito em nenhum programa educacional.

Entre as exigências para concorrer a bolsa de estudo, o candidato tem que estar matriculado em uma instituição de ensino, instalada em Macaé, autorizada a funcionar pelo Ministério da Educação.

Bolsa Universitária - Idealizado pelo Governo Municipal, através do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (FUMDEC), o Programa Estuda Macaé - Bolsa Universitária / Profissionalizante foi criado pela Lei no 2.771/2006 com o objetivo de conceder bolsas de estudo a pessoas com renda familiar insuficiente ao custeio educacional.

De caráter social e educacional, o programa na primeira etapa de seleção, em meados de 2006, recebeu cerca de 600 solicitações, sendo aprovados 148 bolsistas que apresentaram a documentação completa, atendendo aos requisitos do Edital de Cadastramento. Uma nova convocação, através de edital, garantiu nova seleção e conseqüente aprovação de mais de 172 bolsistas, chamados em 26 de abril de 2007, após apresentação de documentação completa. São mais de 300 estudantes com oportunidades reais de crescimento profissional.

Atualmente existem bolsistas do Estuda Macaé matriculados nas seguintes instituições de ensino superior: Universidade Estácio de Sá – UNESA (Fisioterapia, Educação Física, Planejamento e Gestão Ambiental, Recursos Humanos, Petróleo e Gás, Engenharia de Petróleo, Administração e Direito); Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos – FeMASS (Sistemas de Informação); Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção e Administração de Empresas); Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé – FAFIMA (Pedagogia e Letras); EDUCON (Administração de empresas, Ciências Contábeis, Serviço Social, Letras, Pedagogia e Matemática); Universidade Cândido Mendes – UCAM em parceria com a FUNEMAC (Normal Superior e Pedagogia); Escola Teológica Redemptoris Mater – ETRM (Teologia). E nas instituições habilitadas com cursos técnicos: SENAC; Instituto Nossa Senhora da Glória; Colégio Bruno Ostmann – CBO; Escola Técnica José Rodrigues da Silva; Centro Educacional Especializado em Saúde – CEES e Centro Educacional de Formação em Saúde – CEFS.