Os futuros candidatos ao curso de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF) que não possuem acesso à Internet podem comparecer a partir desta quinta-feira (6) na Cidade Universitária (Linha Verde) para efetuar a inscrição para o vestibular, feita também no site da UFF (http://www.coseac.uff.br). De acordo com o presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), da prefeitura, Joelson Tavares, os interessados podem ir à Cidade Universitária das 9 ao meio-dia e das 14 às 17 horas.
A Universidade Federal Fluminense oferece 50 vagas no curso de Direito para o primeiro semestre de 2008, período noturno. A graduação em Direito da UFF está garantida em Macaé após encontro do prefeito Riverton Mussi com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, na última terça-feira (28), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, onde o prefeito solicitou a expansão de cursos de graduação federais em Macaé.
O curso de Direito vai funcionar na Cidade Universitária e vai somar às graduações que já funcionam no local – um espaço de 95 mil metros quadrados custeado pela prefeitura para fomentar o Ensino Superior em Macaé. O prédio de 30 salas de aula da Cidade Universitária já possui cursos da UFF e da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS).
A FeMass oferece os cursos de Engenharia de Produção, Administração e Sistemas de Informação, cada um com 50 vagas. As aulas estão sendo ministradas no período da noite. Já a UFF disponibiliza até o momento as graduações em Administração e Ciências Contábeis.
A próxima etapa da Cidade Universitária será a construção de mais dois prédios com 30 salas de aula cada. Pela UFRJ estão confirmados os cursos de licenciatura plena em Biologia, em Química e o Bacharel em Farmácia – as inscrições para o vestibular já terminaram. Os cursos de Química e Farmácia começam em 2008, junto com a graduação em Biologia – que hoje funciona no Núcleo de Pesquisas em Ecologia e Desenvolvimento Sócio Ambiental de Macaé (Nupem).