Foto: Kaná Manhães
O Cetep fica na Rua Alfredo Backer, 363
O Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) da Secretaria Municipal de Educação será a primeira instituição da região a ministrar cursos de qualificação exclusivamente para surdos. Os alunos terão a oportunidade de cursar inglês básico e Autocad, em turmas que contarão com professores qualificados para ensinar através da Língua Brasileira dos Sinais (Libras). As inscrições já estão abertas e serão formadas turmas de acordo com a demanda.
Os candidatos interessados devem ter o ensino fundamental completo e procurar o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), que fica na Rua Alfredo Backer, 363, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. As inscrições só podem ser feitas pelo próprio candidato e não há reservas de vagas. Mais informações através do telefone 2770-0828 ou 2762-4025.
Segundo a instrutora do curso de inglês, Cíntia Mélo, a qualificação é uma forma de dar oportunidade aos surdos, já que a maioria deles tem dificuldade de ser inserida no mercado de trabalho. “Muitos são colocados em serviços gerais, sem possibilidade de crescimento, por não haver treinamento voltado para eles”, diz a instrutora.
Somente em Macaé, Conceição de Macabú e Quissamã, são cerca de 300 surdos, de acordo com Cíntia. Para ela, os cursos serão uma oportunidade para que os surdos consigam atender as exigências do mercado de trabalho: ter no mínimo inglês e noções de informática. “Isso vai possibilitar o crescimento profissional, já que estamos num importante polo offshore, com muitas vagas de emprego. Sem dúvidas, isso vai proporcionar o aumento da autoestima deles”, destaca.
Ela acrescenta que as aulas de inglês serão ministradas uma vez por semana, três horas por dia. “O objetivo do curso é que o surdo entenda a escrita em inglês, e assim possa melhorar seu entendimento da língua estrangeira”.
Embora o instrutor seja também intérprete da linguagem dos sinais, haverá ainda um monitor intérprete para maior aproveitamento do curso.