Já estão abertas as inscrições para a XI Conferência Municipal de Saúde de Macaé, que vai acontecer nos dias 4 e 5 de julho, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. A abertura será às 18 horas do dia 4, e as palestras e os grupos de discussão acontecem por todo o dia seguinte.
Com o objetivo de discutir e propor caminhos para a melhoria da saúde pública no município, o tema deste ano é: “SUS: avanços, desafios e humanização”. Serão cinco subtemas e todos que queiram podem participar. De acordo com a coordenadora geral da comissão organizadora, Magda Soraia Delfino, toda a população está convidada.
Os temas que serão debatidos são os seguintes: “Humanização da Saúde: relação profissional usuário, o que é necessário mudar?”; “Controle social: participação comunitária, o que é necessário mudar para ampliar a participação social?”; “Rede de serviço da saúde e Regulação: o que fazer para garantir o atendimento integral e como melhorar o acesso dos usuários, indo além do encaminhamento?”
Ainda estão programados para serem discutidos os temas: “Modelos de Atenção Básica: como alinhar a Gestão Pública às necessidades do usuário?” e “Financiamento do SUS: a aplicação dos recursos públicos corresponde ao planejado? Como melhorar esta aplicação de forma transparente”.
As inscrições podem ser feitas pelo site da Prefeitura (http://www.macae.rj.gov.br), ou diretamente na sede do Conselho Municipal de Saúde, que fica na Rua Teixeira de Gouveia, 468, no Centro. Para outras informações estão disponíveis os telefones: 2793-0217 e 9709-5435
O que é o Conselho Municipal de Saúde?
É um órgão ligado à saúde do município, deliberativo, permanente e composto por um colegiado de pessoas que se reúnem regulamente uma vez por mês para discutir ações gerais de sua comunidade e procurar soluções para os problemas expostos. Além disso, aprova a prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde. O CMS é regulamentado pela Lei n° 8142 e pela lei municipal ou decreto.
Para que serve o Conselho Municipal de Saúde?
Além de representar a comunidade nas discussões sobre Saúde Pública e contribuir para que haja melhorias nos programas de Saúde e no atendimento ao usuário, o Conselho serve para articular a participação dos vários segmentos da sociedade na política municipal de saúde.
Quem são os conselheiros?
São pessoas escolhidas nos vários segmentos organizados, 25% prestadores de serviços, 25% representantes do governo e de 50% usuários, de maneira que as decisões tomadas sejam as mais democráticas possíveis.
Como participar?
As reuniões do conselho são abertas e realizadas toda primeira quinta-feira de cada mês, a partir das 08h30. O Conselho Municipal de Saúde fica na Rua Teixeira de Gouveia, 468, no Centro. As reuniões podem ser assistidas livremente com direito a voz.