As inscrições são online pelo site do Centro de Formação
A Prefeitura de Macaé está com inscrições abertas, até às 8h do dia 30 de julho, para o curso “Educação Permanente para Conselheiros Tutelares”, direcionado a profissionais que atuam na defesa dos direitos da criança e do adolescente no município e região. As inscrições devem ser realizadas por meio do site do Centro de Formação Professora Carolina Garcia (CFCG), responsável pela organização do curso, disponível no link: Curso Educação Permanente para Conselheiros Tutelares de Macaé - Ano 2025.
A capacitação será realizada em modalidade presencial no Auditório Claudio Ulpiano, Bloco A, da Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros, em frente ao Shopping Plaza Macaé. A carga horária total será de seis horas distribuídas em dois encontros: 30 de julho (quarta-feira), das 9h às 12h, com o tema “Relações Interpessoais: Patologias dos Contatos”; e 20 de agosto (quarta-feira), também das 9h às 12h, sobre “O Conselho Tutelar como Porta de Entrada”.
No primeiro encontro, serão discutidas estratégias para a construção de redes vivas intra e interinstitucionais, baseadas na epistemologia das Redes Rizomas, com ênfase na auto e heteropercepção dos contatos institucionais. Já no segundo, o foco estará no papel do Conselho Tutelar como principal canal de acesso às políticas públicas de proteção à infância e adolescência.
A iniciativa é promovida pelo CFCG, sob coordenação de Regina Célia Santos Nascimento, vinculado à Secretaria Executiva de Ensino Superior com apoio da Secretaria Municipal de Educação. Os secretários, respectivamente, Iza Vicente e Matias Mendes, reafirmam o compromisso da gestão municipal com a formação contínua dos profissionais da rede de proteção.
O curso será desenvolvido em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Acessibilidade e Economia Solidária; a Associação de Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro (ACTERJ); e o Fórum Estadual de Conselheiros e ex-Conselheiros de Direitos da Criança e do Adolescente (FECMDCA).
A mediação será conduzida por Paulo de Tarso de Castro Peixoto, doutor em Psicologia pela UFF, pós-doutor pela UFRJ e Université Paris Est-Créteil, com experiência acadêmica em áreas como filosofia, educação, psicopedagogia e musicoterapia. Também participa Leandro da Silva, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Macaé, ex-conselheiro tutelar, escritor, professor e representante da ACTERJ no Fórum Nacional de Conselheiros Tutelares (FCNCT).