Foto: João Barreto
Escola tem capacidade para atender 1,2 mil alunos.
Inaugurada na semana passada, a Escola Municipal de Dança, localizada na sede social do Clube Fluminense, no Centro, está com inscrições abertas para aulas de balé, jazz, hip hop e contemporâneo. A escola tem capacidade para atender 1,2 mil alunos e no momento conta com 850 matriculados. O objetivo é democratizar a cultura e oferecer à população uma possibilidade de conhecer as modalidades de danças e usufruir de um serviço de qualidade e respeito, além de estimular a formação por meio de uma educação cultural, assegurando a promoção da cidadania.
A escola é um polo de cultura da Fundação Macaé de Cultura (FMC), que funciona das 8 às 18 horas e atende crianças a partir de três anos, além de oferecer horários no turno da manhã e da tarde para todas as modalidades.
O espaço foi adequado com sistema de piso flutuante para evitar possíveis impactos na coluna, joelho, entre outras partes do corpo, possibilitando maior segurança para os alunos. Além disso, tem três salas climatizadas e proposta pedagógica com aulas planejadas em turnos por nível e idade.
De acordo com Emília Guimarães Oliveira, 28 anos, aluna de hip hop, o espaço é uma inovação, um marco para a história de Macaé: “A Escola está transformando a minha família, estamos felizes. Aqui somos respeitados, contamos com a simpatia e com o profissionalismo dos servidores públicos. Espero há anos por essa oportunidade e só agora consegui, por isso sou grata”, relata a aluna, que é mãe da Eloiza Guimarães (4) e Maria Eduarda Guimarães (8) - as duas são alunas de balé da escola.
O presidente da FMC, Juliano Fonseca, destaca que o espaço desenvolve as potencialidades afetivas e sociais, além de técnicas. “Foram priorizadas todas as condições adequadas para a realização do ensino como, por exemplo, segurança e conforto”, ressaltou.
A metodologia de ensino da escola inclui plano de aula teórica; avaliação bimestral; boletim informativo e aulas práticas guiadas por um plano de curso que possibilita a aprendizagem progressiva do aluno. A unidade é o único polo público exclusivo da modalidade de dança com pretensão de tornar-se, no futuro, um curso profissionalizante.
Os alunos têm acompanhamento dos professores de dança e de uma assistente social. Informações adicionais poderão ser adquiridas pelo telefone: (22) 2772-6386.