Foto: Arquivo Kaná Manhães
As inscrições encerram no dia 18 e podem ser feitas na sede do Programa Macaé Cidadão, na Imbetiba
As inscrições para o “Projeto Capacitação de Cuidador de Idosos”, promovido pela prefeitura através da Coordenadoria Geral do Programa Macaé Cidadão, serão encerradas na próxima quinta-feira (18), para iniciar no dia 25 de agosto. O curso possui uma carga horária de 64 horas, com 80 vagas e acontecerá no auditório do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão. Os interessados devem procurar a sede do Programa Macaé Cidadão, situada à Av. Papa João XXIII, 175, Imbetiba – Tel: 2772 – 2445 / 2757-2408. O curso conta com a parceria das Secretarias Municipais de Saúde e do Idoso.
A capacitação é direcionada a pessoas que tenham concluído o Ensino Fundamental, bem como profissionais da saúde que atuam junto a este público alvo. O curso tem como objetivos capacitar pessoas para cuidar de idosos, numa abordagem ampla, considerando os aspectos biopsicossociais do envelhecimento; e auxiliar os familiares nas questões que envolvem a co-responsabilidade no tratamento e cuidados necessários.
O coordenador de projetos de cidadania do Programa Macaé Cidadão, Julio Cesar Boldrini, explica que o objetivo desse curso é atender a crescente população de idosos do município, que tende a crescer a cada ano, e que por esta razão, a função de cuidador será uma nova forma de trabalho.
- Realizamos uma pesquisa domiciliar para projetar o curso, que já está em sua quinta edição, devido às necessidades das pessoas que possuíam idosos em casa, mas que não tinham com quem deixar. Os cursistas recebem informações sobre o nível de nutrição, higiene, dinâmica de movimentos e de companhia para o idoso, destacou Boldrini.
A coordenadora do curso, Márcia Estulano, ressalta que todos os anos são formados pelo Macaé Cidadão de 60 a 65 cuidadores de idosos, e que o próprio Programa indica essas pessoas para empresas e famílias para serem contratados ao término da capacitação.
- Todos os participantes passam por um estágio monitorado por profissionais da saúde no Recanto dos Idosos, no bairro do Barreto, e na Casa do Idoso, na Imbetiba, além das avaliações que realizam ao longo do curso para que sejam bem preparados, enfatiza.
Conteúdo do curso
No primeiro momento do curso serão realizadas aulas expositivas e oficinas; já no segundo, os alunos deverão cumprir as aulas práticas, através de visitas monitoradas às instituições especializadas de atendimento e/ou assistência ao idoso, em Macaé.
O aluno será avaliado oralmente e/ou por escrito no decorrer das aulas, bem como pela freqüência, devendo alcançar um mínimo de 80% de presença (no máximo 4 faltas) para ser certificado. Esta avaliação contará com o parecer de cada palestrante e da coordenação do curso.
Os temas abordados serão: Assertividade / Competências do Cuidador; O dia a dia do Cuidador; O Cuidador também necessita de cuidados; Aspectos Psicológicos do Trabalho com o Idoso; Relação Interpessoal no ambiente familiar: O papel do Cuidador; O processo de envelhecimento do ser humano / Sexualidade; Noções Primárias de Saúde / Noções de Primeiros Socorros; Administração de medicamentos e cuidados higiênicos: apresentando a lidar com incontinência urinária e fecal; Da depressão aos maus tratos do Idoso: a visão do Cuidador; A Terapia ocupacional no lazer e no cuidado com o Idoso; Estimulando a mobilidade, evitando complicações; Manobras facilitadoras e Prevenção de quedas; Doenças mais comuns nos Idosos: Hipertensão Arterial, Diabetes e Aletrações Osteoarticulares; Cuidados no Preparo de Alimentos e Como alimentar a pessoa dependente; Mastigação e Deglutição: evitando pneumonia por brônquio-aspiração e rolha de cera; Doenças degenerativas do cérebro – a importância de conhecê-las; Envelhecer: Normal e Patológico (Fisiologia da Pessoa Idosa; A saúde bucal do Idoso; A leitura como exercício mental – criativo; A pele do Idoso e os cuidados na prevenção de úlceras; Os direitos do Idoso na legislação brasileira; Inclusão – O que é? Por quê? Para quem?; Ética do Cuidador no Trabalho; O lazer do Idoso; Relações de Trabalho: empregabilidade e postura profissional do Cuidador; Visitas monitoradas em instituições de atendimento ao Idoso (aulas práticas).