A Secretaria de Educação está com inscrições abertas, até 9 de abril, para os cursos gratuitos de Informática Básica; Informática Intermediária, “Para Além do Brincar”, Atualização em Língua Portuguesa - Novo Acordo ortográfico e Sexualidade Infantil para Educadores. Os cinco cursos são voltados para servidores municipais, mas atenderão à comunidade em caso de haver vagas ociosas. A Educação pretende ainda abrir mais de mil vagas, neste semestre, em cursos de diversas áreas. Os interessados devem se inscrevem em um cadastro de espera também até dia 9.
Os cursos de informática dispõem de 20 vagas cada um. O “Para Além do Brincar”, 40, e os sobre o acordo ortográfico e sexualidade infantil, 50. A matrícula está sendo feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18h, na Secretaria de Pós-Graduação e Extensão, localizada no 3° andar do prédio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), na Cidade Universitária, rua Aluízio da Silva Gomes, n° 50, Granja dos Cavaleiros. As ementas dos cursos estão disponíveis no link “IAPP” do site da Funemac (www.funemac.edu.br). O telefone para mais informações é 2796-2529 e o e-mail, seciapp@funemac.edu.br.
A meta da Secretaria de Educação para este ano é superar a formação, em 2009, de mais de três mil servidores dos mais variados segmentos da Prefeitura. “Com a capacitação e qualificação continuada do servidor, além de sua valorização profissional, buscamos a melhoria da gestão pública, elevando a qualidade do atendimento à população de Macaé”, disse a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.
Todos os cursos gratuitos serão realizados na Cidade Universitária. O de Informática Básica, com duração de 40h, será ministrado pelo professor Carlos Eduardo Fernandes, em um dos laboratórios da Cidade Universitária. As aulas vão acontecer às quintas-feiras, dias 15, 22 e 29 de abril; 6,13, 20 e 27 de maio; 10 e 17 de junho e 2, 9, 16 e 23 de julho, das 14h às 17h. No programa estão ensinamentos básicos dos aplicativos do pacote Office 2007, referentes ao Word,Windows e Internet.
Já o curso de Informática Intermediária, também com duração de 40h, terá como conteúdo noções dos aplicativos dos programas Excel 2003 e Power Point 2003 e terá suas aulas nessas mesmas quintas-feiras, das 9h às 12h.
O “Para Além do Brincar - Conhecer para desenvolver habilidades da criança”, relançado este ano como o Informática Básica, acontecerá na sala 303, nas manhãs de sexta-feira: 9, 16 e 30 de abril; 7, 14, 21 e 28 de maio; 11, 18 e 25 de junho e 2 de julho. O curso ministrado pelas professoras Cristina Burle e Tátia Rangel, tem como objetivo apresentar aos profissionais da educação infantil, do ensino fundamental e a pedagogos ações que estimulam o brincar no cotidiano escolar, favorecendo a construção de relações e vínculos positivos e promovendo interfaces entre as habilidades motoras, sociais e cognitivas.
Durante o semestre serão desenvolvidos os temas: “A importância de brincar sob a garantia do ‘olhar’ do adulto”; “O brincar como construção simbólica do mundo” e “O brincar e o pensamento lógico matemático”. O aluno deverá participar de um seminário de produção no final do curso para receber o certificado de aproveitamento.
A professora Tátia Rangel também atuará no “Sexualidade Infantil e a Escola”, ministrado na sala 207. O curso tratará do desenvolvimento e manifestações da sexualidade infantil no ambiente escolar e inclusive da sexualidade de crianças portadoras de deficiências.
A professora Jardeni Jadel coordena o curso Atualização da língua portuguesa com abordagem sobre o novo acordo ortográfico” que será realizado na sala 207. O curso, com duração de 20h, acontecerá às terças-feiras, das 9h às 12h, em 11, 18 e 25 de maio e 1, 8 e 15 de junho.
A proposta abrange, além das alterações definidas pelo novo acordo ortográfico da língua portuguesa e as modificações ocorridas no Brasil: regras de pontuação; alterações no texto; o uso adequado dos pronomes como elementos de coesão textual e dúvidas sobre o uso adequado de expressões que oferecem dificuldades no uso da língua padrão.
Mais cursos
Somando-se a esses cinco cursos, a Educação abre, neste semestre, vagas para os seguintes: Idéias, textos e discursos - a saúde e a arte da boa comunicação (50); O Uso da Língua Portuguesa no Cotidiano da Saúde - Avançado (50); Formação de Monitores de Parque (50); Auxiliar Administrativo - Jovens do Programa Nova Vida (60); Atualização em Medidas socioeducativas - Degase (50); Atualização em Enfrentamento da Violência e Defesa dos Direitos na Escola - Fiocruz (35); Adolescentes: Um olhar multidisciplinar (30); Atualização e Língua Portuguesa para Educadores (50); Sexualidade Infantil para Educadores (50); Educação de Jovens e Adultos e o Mundo do Trabalho (50); A Educação do Campo frente às mudanças atuais (50) e "Sou peça fundamental nesta engrenagem chamada escola" - para porteiros, motoristas e pessoal de apoio (200). Os interessados devem se inscrever em lista de espera até dia 9.