Inscrições online para a III Conferência de Saúde Mental estão abertas

24/04/2022 12:12:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

O evento será transmitido pelo Youtube e Zoom

Como etapa da 5ª Conferência Nacional de Saúde (CNSM), a ser realizada de 8 a 11 de novembro, o Conselho Municipal de Saúde em colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde realizará a III Conferência Municipal de Saúde Mental, no dia 27 deste mês (quarta-feira), das 8h às 16h, no auditório do Sindipetro Norte Fluminense, no Centro da Cidade. O evento será transmitido pelo canal da Prefeitura de Macaé no Youtube e pela plataforma Zoom.

A proposta da conferência municipal é promover um espaço para a construção e atualização participativa das políticas públicas no campo da Saúde Mental. As inscrições estão abertas através do link https://forms.gle/v3Z5yL8jfCRANwyY8.

O credenciamento para a conferência será às 8h. O eixo principal da 5ª CNSM, “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”, será dividido em quatro sub-eixos. Dois destes sub-eixos serão discutidos durante a III Conferência Municipal de Saúde Mental, os sub-eixos 1 e 3.

Para conduzir o debate sobre o Sub-eixo 1, "Cuidado em liberdade como garantia de cidadania", foi convidado o diretor do Caps III Casa Azul do município de Mesquita-RJ e supervisor Clínico da Raps do município de Queimados-RJ, Ueslei Solaterrar da Silva Carneiro. Já a professora e enfermeira membro do Conselho Estadual de Saúde (CES), Solange Belchior, será a debatedora sobre o Sub-eixo 3, "Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade". Às 11h, as discussões nos Grupos dos Eixos serão iniciadas. A plenária para apresentação das propostas acontecerá das 13h às 15h.

O secretário de Saúde, Alexandre Cruz, enfatizou a bem-sucedida parceria entre a Secretaria e o Conselho Municipal de Saúde para a organização da III Conferência de Saúde Mental e ainda a importância do momento para a sua realização. “Após a pandemia de covid-19, houve um salto da demanda por atendimento nesta área de forma global. No município, nós buscamos melhorar a qualidade do atendimento, aumentando o número de profissionais nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). E esta conferência será a oportunidade para uma grande reflexão sobre este momento”, disse.

Participação na construção de políticas públicas
O Coordenador do Programa de Saúde Mental, Valter Figueiredo, reforça a convocação do Conselho Municipal e do Programa Municipal de Saúde Mental aos profissionais, aos usuários dos serviços de Saúde Mental e seus familiares e à sociedade macaense a estarem presentes à conferência. O programa é subordinado à Secretaria Adjunta de Atenção Básica (Semab) da Secretaria Municipal de Saúde. “Trata-se de um importante evento de participação popular na construção de políticas públicas que atendam os interesses da população com necessidades de atenção em Saúde Mental”, frisou.

Também o presidente do Conselho Municipal de Saúde Mental, Pedro Paulo Pires, destacou a necessidade da participação popular. Ele considera que a III Conferência Municipal trará novas soluções que serão levadas às etapas estadual e nacional. “A expectativa é muito boa de participação da população, presencial e online, porque as pessoas estão saindo da pandemia com muitas sequelas. A pandemia causou muita ansiedade e levou muitos à depressão, entre outros problemas emocionais. Houve muitas perdas”, avaliou.

A coordenadora do setor de Planejamento em Saúde e representante da Secretaria de Saúde no Conselho, Amanda Maia Malfacini, salientou que a conferência é a abertura de espaço para a participação popular na reflexão, debate e formulação de diretrizes. “As propostas servirão para nortear a revisão e a atualização das políticas públicas a fim de fortalecer e aprimorar os cuidados nessa área de atuação”, completou.

A Conferência Nacional, maior evento participativo da área no país, é organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde. O objetivo das conferências nacionais de Saúde Mental é contribuir para a política de Estado de saúde mental, álcool e outras drogas e direcionar as políticas de governos em todas as esferas da federação, em um sistema descentralizado e integrado de saúde.

O Sindipetro está localizado na rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 257, Centro.



Fotos Relacionadas