logo

Inscrições para a 17ª Conferência de Saúde estão abertas

03/07/2026 15:22:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Arquivo Secom

Inscrições para a 17ª Conferência Municipal de Saúde já estão abertas

As inscrições para a 17ª Conferência Municipal de Saúde de Macaé, já estão abertas. O evento será realizado nos dias 14 e 15 deste mês, no Salão Nobre da Câmara Municipal. O tema deste ano é: "Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”. Os interessados poderão fazer a inscrição por meio do link: https://forms.gle/kiNjbEyHfM5YQmaZ6

A conferência de saúde é um amplo fórum de debates que conta com a participação de toda a sociedade civil e representante do governo com a finalidade de avaliar, planejar e definir as ações e diretrizes que melhorem a qualidade dos serviços de saúde pública, proporcionando ganhos de qualidade de vida para toda a população e maiores condições para o desenvolvimento da sociedade. Ou seja, a conferência de saúde é um espaço de diagnóstico e debate que objetiva orientar o início do planejamento plurianual da gestão, em todas as esferas de governo.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde de Macaé (CMS), Roberta Magalhães, explica que serão quatro eixos temáticos.

“Vamos tirar propostas do nosso território, mas também propostas que serão encaminhadas para a etapa Estadual e para a etapa Nacional”, explicou.

Ela acrescentou ainda que toda população está convidada a participar do evento.

Programação completa:

14/07

8h- Credenciamento

9h- Plenária

9h40- Apresentação do Ballet Sênior do Programa Cidade da Melhor Idade

10h- Orientação geral sobre as regras e funcionamento- Regulamento

10h10- Eixo I: Democracia, Saúde como Direito e Soberania Nacional

11h10- Perguntas

11h30- Intervalo/almoço

13h- Eixo II: Financiamento adequado e suficiente pra o SUS, com base na Justiça Tributária e na sustentabilidade fiscal e social

14h- Perguntas/ Debate

14h20- Eixo III: Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde: Emergências climáticas e justiça socioambiental

15h20- Perguntas/ Debate

15h40- Eixo IV: Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral

16h40- Perguntas/ Debate


15/07

8h- Abertura/Formação dos Grupos de Trabalhos- Eixos

9h- Apresentação da Oficina de Leque Programa Macaé Cidade da Melhor Idade

9h20- Discussão e elaboração de propostas dos GTs

11h30- Intervalo/Almoço

13h- Aprovação e consolidação das diretrizes, relatório preliminar e moções

14- Plenária final: Consolidação das diretrizes, relatório preliminar e moções

16h- Eleições da Delegação de Macaé para 10ª CONFES-RJ

16h30- Encerramento