Quinhentos candidatos aproximadamente já se inscreveram para o processo seletivo da Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS). A instituição de ensino superior gratuito municipal oferece neste ano cinquenta vagas para cada curso: Administração, Sistemas de Informação e Engenharia de Produção. A Secretaria de Educação (Semed) estendeu o prazo para as inscrições, que terminaria nesta terça-feira (21), até as 20h da próxima quinta-feira (23). É necessário retirar o boleto para o pagamento da respectiva taxa na secretaria da faculdade.
Quarenta por cento das vagas foram reservadas a estudantes que tenham cursado o último ano de escolaridade do Ensino Médio nas redes públicas municipal, estadual ou federal. Essa medida integra o projeto de educação inclusiva do município. As vagas para 2011 serão no turno noturno, atendendo àqueles que já estão inseridos no mercado de trabalho.
O curso mais procurado para 2011, como neste ano, é o de Engenharia de Produção. Em 2010, a FeMASS ofereceu 200 vagas diurnas nos três cursos, tendo contado com 727 inscritos. Mas, no próximo, as aulas irão acontecer de segunda a sexta-feira, das 18h20 às 22h e aos sábados, das 7h30min às 11h10min. Os alunos que ingressarem irão cursar os dois primeiros períodos no prédio do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), rua Alfredo Backer, 363, no Centro.
O valor da taxa de inscrição é R$ 70,00. Para pagá-la é necessário retirar o boleto na Secretaria da FeMASS, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, caso não tenha sido isento. Esse comprovante deve ser apresentado à Secretaria, dentro do prazo, juntamente com cédula de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação com foto e cópia, além de dois retratos 3x4 recentes e iguais.
Em 2011, a FeMASS abre 206 vagas, sendo 56 de reingresso e transferência externa. O vestibular será realizado no dia 15 de janeiro, das 9h às 13h, mas o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também será um dos critérios para o ingresso. Os aprovados por esse exame estarão habilitados a 20% das vagas por ordem de classificação. Somente poderá escolher o critério Enem o candidato que tiver feito o exame em 2009 e 2010 e obtiver média igual ou superior a 50%.
Os candidatos que optarem por esse critério também poderão indicar a condição de egressos de escolas públicas. Estudantes inscritos, que optaram pelo critério Enem 2010 e que não tenham recebido o resultado desse exame até 12 de janeiro farão o vestibular. Os editais da FeMASS estão disponíveis no site www.funemac.edu.br. Mais informações são prestadas através do telefone (22) 2796-2566.