Foto: Flávio Sardou
Shell Iniciativa Empreendedora é direcionado a atividades de suporte à cadeia de petróleo e gás
Capacitação gratuita para empreendedores, consultoria e estímulo a redes de relacionamentos sustentáveis é a proposta do Shell Iniciativa Empreendedora. O programa executado pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), em Macaé, tem o apoio do Fundo Municipal de Desenvolvimento Social (Fumdec), pelo segundo ano consecutivo. Quarenta Planos de Negócios serão analisados nesta edição e os três melhores avaliados receberão prêmios que totalizam 20 mil reais. Toda a formação vai acontecer na Casa do Empreendedor, no bairro Imbetiba.
Este ano, a participação foi ampliada de 30 para 40 empreendedores participantes. O Fumdec fomenta e realiza a inscrição de micro e pequenos empreendedores no programa, na Casa do Empreendedor e nas agências do Macaé Facilita da Barra de Macaé, Parque Aeroporto, Córrego do Ouro e do Sana. Todo o processo deve ser feito por meio do link www.iniciativaempreendedora.org.br, até o dia 27 de abril.
O Shell Iniciativa Empreendedora é direcionado a atividades de suporte à cadeia de petróleo e gás. Para se inscrever é preciso ter vontade de ter seu próprio empreendimento ou já ter um negócio; ter mais de 20 anos; ensino fundamental completo; disponibilidade para se dedicar ao programa e, para a formação na Casa do Empreendedor, residir nos municípios de Macaé, Armação de Búzios, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. As entrevistas seletivas dos inscritos acontecem em maio e o programa terá início em junho.
O programa, que tem o objetivo de estimular a cultura do empreendedorismo, divide-se em quatro fases: Laboratório de Ideias, para seleção de 40 trabalhos; Oficina de Projetos, com carga horária de 120 horas, e a etapa final, na qual o plano de negócios será avaliado por uma banca para a seleção dos participantes da Feira de Oportunidades e dos três premiados com 20 mil reais. Na edição 2014, os empreendedores receberão consultoria desde a primeira fase do programa.
Na etapa de Oficina de Projetos, os participantes vão receber formação em gerenciamento e negócios, por meio de atividades presenciais e à distância, durante quatro meses. Os conteúdos abordados serão: Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade; Gestão Estratégica; Legislação para Pequenos Negócios; Gestão de Pessoas; Vendas, Marketing e Estudos de Mercado; Gestão Financeira e Contabilidade Gerencial; Elaboração do Plano de Negócios e Cadeia de Valor da Área de Óleo e Gás. Nesta edição, há a inclusão de mais seis horas para a atividade Práticas Colaborativas, que tem como meta fortalecer a rede de relacionamentos.
Além dessa formação, o programa disponibiliza um serviço tira dúvidas que pode ser acessado pelo empreendedor de forma presencial ou à distância. Ele conta ainda com uma Fábrica de Negócios, com duração de quatro meses, para apoiar os empreendimentos que tiveram seus planos de negócio aprovados pela banca, a fim de potencializar sua relação com o setor de Óleo e Gás. A Shell Iniciativa Empreendedora dará 16 horas de consultoria por mês.
Esses empreendimentos selecionados serão submetidos a uma auditoria que avaliará questões relacionadas à legalização, sustentabilidade, inovação e à correlação com o setor de Óleo e Gás. Aqueles aprovados vão receber o Selo Shell Iniciativa Empreendedora e passarão a compor a Rede de Empreendimentos Sustentáveis.