logo

Inscrições para concurso de slogans terminam dia 10

05/09/2012 14:18:00 - Jornalista: Joice Trindade

As inscrições para o concurso de slogans da rede municipal de ensino terminam na próxima segunda-feira (10). E os alunos e professores que pretendem participar devem estar atentos, pois não haverá prorrogação do período de inscrição. Os interessados podem preencher as fichas de inscrição através do endereço eletrônicolivro.macae@gmail.com ou comparecer à sala 210 da Secretaria de Educação, das 8h às 17h.



O objetivo do concurso é incentivar ainda mais a conservação e utilização do livro didático. Para isso, a programação foi direcionada aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental ao 9º ano e professores da rede municipal de ensino. O concurso foi subdivido em categorias. Os alunos do 2° ao 5° ano podem participar da temática “Cuidar para Preservar”. Já os estudantes do 6º ano ao 9º ano devem redigir slogans sobre o tema “Devolver é legal”. Os professores podem se inscrever com trabalhos que apresentem o enfoque “Interfaces pedagógicas na utilização do livro didático pelo professor”.

Os resultados dos cinco melhores slogans e das cinco melhores práticas pedagógicas serão divulgados na entrega de medalhas honrosas, prevista para acontecer no dia 10 de outubro. Na ocasião, a Coordenação do Livro Didático também vai homenagear o educador, em virtude do Dia do Professor.

- A intenção é destacar as metodologias que são utilizadas pelos educadores em virtude da campanha, que está contribuindo e muito com o processo ensino-aprendizagem. Essa é mais uma programação que tem como finalidade reforçar o hábito da leitura, escrita e o cuidado ideal com o livro didático – salienta a secretária de Educação, Marilena Garcia.

Já a coordenadora do Programa do Livro Didático, Roze Thomás, lembrou que o concurso de slogans está movimentando as escolas de maneira democrática. “Estamos registrando uma expressiva adesão dos alunos e professores da rede municipal de ensino, que estão realizando as pré-seleções nas unidades de ensino, através de eleições diretas das três melhores frases para fazer parte do concurso. Essa é uma forma de destacar o exercício da cidadania. Os estudantes estão se mostrando muito envolvidos com os pequenos pleitos que estão acontecendo nas unidades”, disse.

Ela lembra que as escolhas internas estão sendo marcadas com atividades extras, como apresentações de fantoches e do grupo de contadores de histórias. Entre as unidades que já promoveram a pré-seleção dos slogans estão Engenho da Praia, Polivalente Anísio Teixeira, Nosso Senhor dos Passos, Ciep Darcy Ribeiro e Wolfango Ferreira.

O concurso de slogans é mais uma ação da Secretaria de Educação, que visa à conservação e a utilização adequada do livro didático. A programação é mais uma atividade do projeto “Pratique Cidadania”, implementado no ano letivo de 2009 e premiado em 2011. “As campanhas voltadas para o livro didático, em Macaé, renderam para a Secretaria de Educação o 1º lugar no Concurso Ações Inovadoras do Livro Didático, promovido pelo FNDE durante o Encontro Nacional do Livro Didático realizado em março deste ano, na cidade de Curitiba. Esta é a prova que o trabalho focado na boa utilização do livro didático rende bons frutos e também serve de exemplo para outros municípios”, destaca Roze.

O projeto “Pratique Cidadania” tem como finalidade incentivar a utilização, a conservação e o cuidado com os livros didáticos, bens públicos reaproveitáveis, que devem ser utilizados por três anos, de acordo com as orientações do Ministério da Educação (MEC). Com essas ações, o município atende a Resolução 60 do FNDE-MEC, que cita que o livro didático é um bem público e a escola deve primar por sua boa utilização e cuidado. A resolução também instituiu que as escolas devem firmar termo de adesão para formalizar sua participação no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).