Jovens de 12 a 18 anos e pessoas acima de 50 anos de idade que tiverem interesse em cursar informática básica terão ainda a oportunidade de se inscreverem no curso gratuito oferecido pela Secretaria de Educação no Lar de Maria, no Centro da Cidade. As inscrições foram prorrogadas até esta sexta-feira (6). Há turmas nos turnos da manhã e da tarde, totalizando 80 vagas.
As inscrições foram abertas no dia cinco de julho, com prazo até o último dia 23. Elas foram prorrogadas com o intuito de preenchimento das poucas vagas restantes. Os interessados devem comparecer ao Centro de Extensão Univesitária-Centrexs, no terceiro andar do prédio da Funemac, no terceiro andar no prédio da Funemac, Cidade Universitária, das 9h às 12h ou das 14h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelos números (22) 2796-2528 ou 2796-2531 ou pelo e-mail: centrexs@funemac.edu.br.
A duração dos cursos é de oito semanas, com encontros de 1h30 duas vezes por semana. Os projetos de inclusão digital Comunnidades e Memhoria, no ano passado, habilitaram 44 jovens e 44 idosos. Neste ano, serão oferecidas oitenta vagas, sendo sessenta para idosos, em seis turmas, e vinte para jovens, em duas turmas. O método do curso é diferenciado: a aprendizagem se dá com o desenvolvimento de trabalhos que envolvem a história de vida de cada aluno, a cultura e a cidadania.
Os projetos tiveram início em agosto de 2009, com aulas na Cidade Universitária e no Lar de Maria, como uma nova proposta para o programa de inclusão digital que era desenvolvido pela Fundação Educacional de Macaé (Funemac). A proposta da secretaria é que o conhecimento produzido no polo não se limite ao benefício dos universitários. O Memhoria, voltado para a terceira idade, por exemplo, tem o objetivo específico de contribuir para a inserção social do idoso, por meio do desenvolvimento de habilidades na área de informática, bem como para o aumento da autoestima.