A Secretaria de Educação de Macaé prorrogou até sexta-feira, 30, as inscrições para os cursos gratuitos de informática básica para adolescentes e jovens entre 12 e 18 anos. O método do curso é diferenciado: a aprendizagem se dá com o desenvolvimento de trabalhos que envolvem a história de vida de cada aluno, a cultura e a cidadania. As aulas, oferecidas na Cidade Universitária ou no Pré-Escolar Municipal Lar de Maria, terão início no dia nove de novembro.
Os interessados podem escolher entre os turnos da manhã ou da tarde. A duração do curso é de oito semanas, com encontros de uma hora e meia, duas vezes por semana. As inscrições podem ser feitas por telefone ou pela Internet. Basta ligar, entre 9h e 12h ou entre 14h e 18h para os números: (22) 2796-2528 ou 2796-2531; ou encaminhar sua solicitação de inscrição para o e-mail: centrexs@funemac.edu.br.
Essa iniciativa integra o Projeto Comunidade, da Semed, desenvolvido pelo Centro de Extensão Univesitária-Centrexs, da Fundação Educacional de Macaé-Funemac.
A Secretaria de Educação tem orientado ações de fomento às atividades de extensão com o intuito de promover a integração entre as universidades e a sociedade.
- O investimento que o município de Macaé vem realizando no Ensino Superior não pretende se restringir a impactar a vida de quantos atravessem os muros da universidade; ao contrário, tal investimento só se justifica por visar alcançar de forma contundente toda sociedade, declarou a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.
A coordenadora do Centrexs, Ruth Escudero, informou que, além do curso para adolescentes e jovens, o centro desenvolve o Projeto Memória, voltado para a terceira idade.
- O curso tem duração de oito semanas e objetiva favorecer a inserção social do idoso através do desenvolvimento de habilidades na área de informática, bem como aumento da autoestima e maior integração familiar, explicou a psicóloga. Atualmente, o Projeto Memória tem três turmas funcionando na Pré-Escola Lar de Maria e uma na Cidade Universitária, num total de 45 frequentadores.