Preparar os profissionais para serviços de manutenção em Impressoras Laser, Jato de Tinta e Matricial, em um formato rápido e prático no aprendizado de impressoras é a proposta do curso de Manutenção de Impressora disponibilizado pela Prefeitura de Macaé, por intermédio da Fábrica da Cidadania, com o objetivo de reforçar o conhecimento digital. As inscrições para o módulo começam na próxima segunda-feira (17).
Os interessados podem se inscrever até o dia 27 de setembro na sede da fábrica, situada à Rua Teixeira de Gouveia, 634, das 9h às 16h. Para se cadastrar no curso, os candidatos devem doar um quilo de alimento não perecível, que será doado a uma entidade assistencial. Para participar da seletiva, que acontece na sexta-feira (28) às 18h, os candidatos deverão ter acima de 14 anos. No total, serão selecionados os 20 alunos que tiverem melhor desempenho na seletiva por turno escolhido.
O módulo será ministrado nas segundas, quartas e sextas-feiras no turno da manhã, das 9h às 12h. As aulas iniciarão no dia 1º de outubro. De acordo com a secretária de Educação, Marilena Garcia, o curso visa o aprimoramento dos alunos que já passaram pelos cursos ministrados na Fábrica da Cidadania e também daqueles que almejam atuar na área da informática:
- O curso será objetivo e prático, através de exemplos, esquemas dirigidos e exercícios, otimizando e reforçando o aprendizado através do trabalho dos monitores. A intenção da secretaria de Educação é disseminar a inclusão digital por meio do Programa Macaé Inteligente, atendendo a jovens e adultos que desejam ampliar os saberes e se inserir no mercado de trabalho - destaca Marilena.
Além da Fábrica da Cidadania, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, também oferece cursos gratuitos nas Lan Houses Itinerantes, que, segundo o coordenador do Programa Macaé Inteligente, José Vicente Rodrigues, alcançou resultados positivos em locais como a Praça Veríssimo de Mello e Campo d´Oeste atendendo a um público diverso, como donas de casa e aposentados.
O coordenador informa ainda que a partir do êxito dos alunos e dedicação dos profissionais da Fábrica da Cidadania, muitos ex-alunos do curso de Manutenção e Montagem de Computadores se destacam nas aulas, tendo a chance de serem monitores de Lan Houses Públicas. “Registramos também resultados positivos com o ingresso dos ex-estudantes e monitores em empresas da região”, acrescenta José Vicente. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2772-7246.