Foto: Divulgação
As inscrições para as vinte e oito atividades gratuitas terminam nesta quarta-feira (14)
Com o objetivo de estreitar os laços entre a universidade e a comunidade, dando acesso por meio de cursos de extensão, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, lança o “Inverno com Ciência: UFRJ e Sociedade compartilhando saberes”, que pretende repetir o sucesso do “Verão com Ciência” do qual participaram cerca de 800 pessoas. As inscrições para as vinte e oito atividades gratuitas terminam nesta quarta-feira (14).
A proposta do projeto, que abrange várias áreas de conhecimento, é proporcionar o aprimoramento, tanto na vida profissional, quanto na pessoal, de membros da comunidade, especialmente daqueles que não tiveram acesso aos conhecimentos produzidos pela universidade, através de ingresso no ensino superior.
Toda a programação do “Inverno com Ciências”, que irá de 19 a 28 de julho, das 9h às 21h, está disponível no site da Fundação Educacional de Macaé (www.funemac.edu.br). As atividades propostas acontecerão na Cidade Universitária e no Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem).
As inscrições podem ser feitas no laboratório de extensão da UFRJ, localizado na sala 10, no segundo andar do prédio da Fundação Educacional de Macaé, Cidade Universitária, rua Aluísio da Silva Gomes nº 50, Granja dos Cavaleiros e no Nupem, avenida São José do Barreto s/nº, São José do Barreto, das 9h às 17h.
O “Inverno com Ciência” visa especialmente compartilhar os resultados de estudos e de pesquisas desenvolvidos por docentes e alunos da instituição, através de palestras, minicursos, oficinas e mesas-redondas. As atividades serão ministradas por vinte e dois professores da instituição, além de convidados, em sua maioria doutores em suas áreas de conhecimento, com o suporte de doze técnicos.
“Buscamos apoiar ações das instituições de ensino superior instaladas na Cidade Universitária que promovam a formação continuada e o aperfeiçoamento não apenas de alguns poucos que conseguem alcançar o ensino superior, mas de todos os que buscam qualificação. Incentivamos especialmente os funcionários e servidores municipais, para a melhoria do atendimento à população”, disse a vice-prefeita e secretária de Educação Marilena Garcia.
Muitos funcionários da Prefeitura de Macaé, especialmente das secretarias de Educação e de Saúde, mas também profissionais das áreas de química e de segurança do trabalho, participaram do “Verão com Ciências”, que aconteceu no início deste ano.
O programa varia com minicursos de quatro horas, cursos de oito, quinze e vinte horas. A grande maioria deles é inédita. Apenas dois serão repetidos: “Matemática para Concurso” e “Literatura Infantil”. Estão na programação os cursos: “Xadrez Magistral”, voltado para professores das séries iniciais; “Alimentação no primeiro ano de vida: Introdução de alimentos adequados para um crescimento saudável”; “Aplicações das células-tronco na medicina: questões éticas, religiosas e biotecnológicas”; “Artrópodes vetores e peçonhentos: problemas e benefícios para um desenvolvimento sustentável”; “Aspectos comparativos de histologia e embriologia dos animais”; “Construindo nexos entre a compreensão da sexualidade e a prevenção das DST/AIDS: da pesquisa à intervenção”; “Laboratório aberto: divulgando a ciência em Macaé e região”, entre outros.
Mais informações podem ser obtidas por meio do email invernociencia@ufrj.br ou pelo telefone 2796-2564. Não será necessário nenhum pré-requisito para inscrição e serão emitidos certificados de participação nos cursos.