Até amanhã (21), os talentos musicais espalhados pela rede municipal de ensino podem fazer suas inscrições para o II Festival de Música Estudantil, promovido pela Secretaria Municipal de Educação. Todos os alunos dos ensinos fundamental e médio, além dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem participar. As inscrições devem ser feitas diretamente na secretaria das escolas.
O Festival acontece por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação, a Odebrecht Óleo & Gás e a Universidade Estácio de Sá, e faz parte do Programa Educação para a Paz. De acordo com a coordenadora do Programa, Sonia Terezinha Gonçalves, trata-se de uma estratégia para enfrentamento da violência nas escolas, além do incentivo à arte.
- Percebemos que o índice de violência estava grande nas escolas do município, e foi preciso iniciar um processo que promovesse uma cultura de paz. Como parte desta estratégia está o Festival, que incentiva a integração e a socialização entre os alunos e ajuda a descobrir novos talentos. Além do Festival, temos em andamento os projetos Escola em Ação, Minha Escola Querida, Jornal Escolar, Planeta Azul e os Conselhos Escolares, pontua.
O Festival deste ano quer celebrar a paz, mas o tema para a composição das músicas é livre. Os ritmos e gêneros musicais, também, ficam a critério dos participantes. A apresentação das composições e a premiação dos vencedores acontecem no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), no próximo dia 28 de setembro, das 14h às 18h.
Para os 10 primeiros colocados, troféus e certificados de participação. Já os três primeiros recebem a oportunidade de gravarem as canções premiadas em um CD, em estúdio profissional.Para o primeiro colocado, uma surpresa. O aluno ganhará um instrumento musical autografado pelo grupo de pagode Sorriso Maroto, que tem como um dos integrantes o macaense Sergio Junior.
- Além de incentivar a cultura de paz, todo este movimento tem outro objetivo: valorizar aluno e professor como um ser integral no processo da educação, sem eles motivados a educação não acontece, reforça Terezinha.
O nome da canção, os autores da letra e da música, o gênero musical e o nome do representante, com telefone para contato, devem ser descritos no ato da inscrição. Os participantes menores de 18 anos devem entregar a assinatura de autorização dos responsáveis anexada à cópia da carteira de identidade dos mesmos.