Inscrições para Guarda Sênior encerram no dia 15

13/12/2005 15:28:42 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Quem deseja participar do projeto Guarda Sênior deve fazer sua inscrição até quinta-feira (15), na sede da Guarda Municipal, na avenida Gastão Henrique Schuler, s/n° - Botafogo, de 8h às 11h e de 14 às 17h. O Programa é direcionado para homens ou mulheres com qualquer grau de escolaridade, desde que seja aposentado e que estejam em boas condições física e mental.

De acordo com a coordenadora do Projeto, Elaine Silva Chança, o objetivo é a reintegração dessas pessoas no mercado de trabalho, com o intuito de preencher a ociosidade surgida após anos de vida profissional, dando a elas oportunidade de voltarem a se sentirem úteis para a sociedade.

Segundo Elaine, o projeto está sendo bem aceito pela sociedade e muito procurado por macaenses, mas, também, por pessoas que residem em municípios vizinhos como Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu e Carapebus.

Para se inscreverem, os idosos, tanto homens quanto mulheres, devem levar a seguinte documentação autenticada: xerox da carteira de identidade, do CPF, do comprovante de aposentadoria, do comprovante de residência e duas fotos 3x4.

O Guarda Sênior está sendo implantado com o apoio do Núcleo de Proteção ao Idoso, cumprindo, no âmbito do município, a política do Estatuto do Idoso. Os Guardas vão cumprir uma escala de 6 horas por dia e receber salário de R$ 300. Vão atuar na entrada e saída das escolas e nas praças. O Programa terá, inicialmente, um efetivo de 100 aposentados, que vão fazer baterias de testes de aptidão, porque terão de apresentar condições mínimas para a função.

Para o presidente da Guarda Municipal, Antônio Franco, o Programa visa atender à terceira idade, valorizando as pessoas que estão prontas a ensinar, a ajudar com sua experiência, resgatando a cidadania e promovendo a inclusão social dessas pessoas que, nesse momento de vida, costumam ser considerados inúteis pela sociedade.

- O Guarda Sênior é uma oportunidade que o município quer dar a pessoas que, ao se aposentarem, parecem receber uma “carta de sentença” de não serem mais úteis à sociedade. Aqui eles serão úteis, passarão os conhecimentos adquiridos e, certamente, serão felizes – diz Antônio Franco.

Para o advogado Ronaldo Fontes Linhares, diretor do Departamento Jurídico da Guarda, com o Programa serão aproveitadas as pessoas de terceira idade em condições físicas e vontade de reingressarem no mercado de trabalho, fazendo com que elas mantenham o ânimo e tenham qualidade de vida, respeitando o que determina o Estatuto do Idoso.

Após o encerramento das inscrições, todos os inscritos serão convocados em janeiro para a realização dos exames médicos, testes de avaliação e aptidão física.

Mais informações falar com Elaine, através dos telefones (22) 2773-0455 ou 2773.0421 ou 2773-0440 no ramal 455.