Inscrições para Melhoria Habitacional encerram nesta sexta, dia 2

01/06/2023 14:51:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Programa fará pequenos reparos em residências

As inscrições para o Programa de Melhoria de Unidade Habitacional de Macaé serão encerradas nesta sexta-feira (2). A iniciativa é da Secretaria Municipal Adjunta de Habitação e os interessados podem se inscrever pelo neste link. Leia o que diz o programa, participe e divulgue para outras pessoas que você sabe que também precisam de melhorias em sua casa.

O acesso para se inscrever é fácil e rápido, basta clicar no banner de inscrições na capa do site, preencher o formulário e enviar também online. É tudo gratuito. Após esta primeira fase de realização do pré-cadastro será feita a triagem dos inscritos, levantamento de demanda e ferramenta para organização do atendimento presencial em data a ser definida.

Segundo a secretária de Habitação, Ana Lúcia Ribeiro da Conceição, o objetivo do programa é proporcionar condições mínimas de habitabilidade, promovendo a salubridade dos ambientes através do reparo das infiltrações e manchas de mofo e assentamento de piso e revestimento.

Além disso, o programa visa promover a segurança e acessibilidade através da instalação de barras de apoio nos banheiros para Pessoas com Deficiência (PCDs); promover a eficiência do consumo da água tratada por meio do fornecimento e instalações de torneiras, válvulas, vasos sanitários, pias e tanques, além de promover o reuso das águas pluviais, reduzindo o impacto sob o sistema público de drenagem e inundações.

Os inscritos serão classificados de acordo com os critérios do programa que são os seguintes: renda familiar de 0 a 1 salário mínimo; renda familiar de 1 a 2 salários mínimos; pessoa com deficiência; idoso; mulher chefe de família; renda familiar de 2 a 3 salários mínimos; e encaminhamento das secretarias competentes.

Podem ser contempladas pelo programa as unidades habitacionais que tenham sido interditadas pela Defesa Civil, em qualquer localidade do município, sem indicação para demolição; as que estejam inseridas em área com o processo de regularização fundiária e/ou de urbanização iniciados; estejam inseridas em Zona Especial de Interesse Social (ZEIs) reconhecidas por lei e, desde que não estejam localizadas em área imprópria à ocupação humana, como Faixa Marginal de Proteção (FMP), Faixa Não Aedificante (FNA), áreas de risco e áreas ambientalmente protegidas por lei.

O programa foi instituído pela Lei Municipal nº 4.951/2022 regulamentada pelo Decreto nº 068/2023 do prefeito Welberth Rezende e aprovada pela Câmara Municipal do Legislativo.

O artigo 4º da lei observa que “não poderão ser contempladas as famílias ou pessoas que se encontrem na condição de locatárias.” O programa será executado com dotação orçamentária do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social.

A Habitação desenvolveu o programa considerando a necessidade de o poder público municipal garantir o acesso à moradia digna e adequada com base no artigo 6º da Constituição Federal. A equipe de projetos da Secretaria de Habitação é a responsável por quantificar/aprovar os serviços necessários a serem executados em cada unidade habitacional que atenda os requisitos para receber os serviços. A fiscalização da execução dos serviços contratados também ficará a cargo da Habitação.