Terminam na próxima sexta-feira (30) as inscrições para o 18º Festival de Dança de Macaé. O evento acontece entre os dias 12 e 16 de julho, a partir das 19h30m, no Teatro Municipal. No último dia (16), um domingo, o evento de encerramento tem início às 16h, enquanto que na abertura (12), quarta-feira, o acontecimento começa às 20h30m.
Segundo o organizador do festival, Valter Vilar, até o momento 16 companhias e grupos de dança se inscreveram, representando as cidades de Porciúncula, Juiz de Fora, São Paulo, Castelo (ES), Rio das Ostras, Campos, Araruama, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Carapebus e de Vitória (ES).
De Macaé, estarão competindo o Studio Claudia, Âmbar Escola de Dança, Carpe Dance e Portadores de Alegria. “A expectativa é que o número de inscrições supere a do ano passado, quando 23 grupos participaram da competição”, avaliou Vilar.
Os interessados podem telefonar para os números 2759-8657 e 9211-9036 ou pelo e-mail vilarts@hotmail.com. No evento haverá os seguintes tipos de dança: jazz, moderno, contemporâneo, clássico, dança popular, sapateado e street dance (dança de rua). Durante o festival, acontece a mostra paralela, que não é competitiva e inclui as modalidades Pás de Deux, Duo, Trio e Solo.
“Serão três horas em cinco dias de muita arte, cultura e dança envolvendo o público presente, que nas edições anteriores lotou o Teatro”, afirmou ele. As categorias que participam do evento são infantil, juvenil e adulta.
Como nas edições anteriores, haverá espetáculo com grupos convidados no dia da abertura. Também acontecem Mostras Paralelas, enquanto o júri avalia os competidores. Estas serão com as mesmas categorias e modalidades apresentadas na competição. “O corpo de jurados será composto por cinco profissionais de dança do Rio de Janeiro, São Paulo e do estado de Minas Gerais”, avisa Vilar.
Incremento às manifestações artísticas na cidade tem acontecido devido aos festivais, que a Fundação Macaé de Cultura e a prefeitura de Macaé, junto com Valter Vilar Produções Artísticas, promovem no Teatro Municipal. No ano passado foram quatro eventos: o festival de teatro, poesia, música e dança. Neste ano corrente já houve o de poesia.