As inscrições para o 3º Fórum de políticas sobre drogas vão até esta quarta-feira (22) pela manhã, no prédio da Subsecretaria Municipal de Políticas sobre Drogas, localizada na Rua Duque de Caxias, 90, no bairro do Visconde de Araújo. O Fórum acontece na sexta-feira e sábado (24 e 25), no auditório da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima) e é promovido pela subsecretaria em parceria com Conselho Municipal Anti-drogas (Comad).
Segundo a assessora e conselheira em dependência química da Subsecretaria Municipal de Políticas sobre Drogas, Magda Soraia Delfino, o tema que será abordado nesta edição é “Família, qual o seu papel na prevenção?”, devido à grande importância do papel da família no processo de prevenção ao uso de drogas.
- Esse é o momento para a sociedade aprimorar-se dentro da prevenção, que possui três classificações: a prevenção universal, que é chegar antes das drogas, informando sobre os malefícios a fim de prevenir o uso; a prevenção seletiva, quando o indivíduo já faz o uso de drogas lícitas e ilícitas, quando fazemos a prevenção informativa por meio de palestras; e por último, a prevenção indicada, que lida com usuários dependentes, problemáticos, entre outros. Agimos com programas para reabilitá-los e reinseri-los na sociedade -, informa Magda
O evento contará com palestras com temas voltados para a família, em aspectos gerais, para os jovens e a rotina deles, ou seja, além do tema central ainda haverá um debate com cinco tópicos que são: drogas lícitas, drogas ilícitas, prevenção e escola, prevenção e família, e por último, o crack em Macaé, como prevenir?
Durante os dois dias do 3° Fórum, também serão realizadas apresentações artísticas, culturais e debates com objetivo de levantar melhorias nas políticas públicas de prevenção ao uso de drogas na cidade. A expectativa de público total é de aproximadamente 400 pessoas.
- O nosso objetivo com este fórum é alertar os jovens e a família para os malefícios do consumo de drogas, que é um problema que se agrava cada dia mais no Brasil. o poder público precisa estar presente na prevenção e também na melhoria da qualidade de vida da população, disse o subsecretário de Política sobre Drogas, Hélio Lessa.
Após o levantamento das melhorias necessárias na prevenção do consumo de drogas no município, elas serão encaminhadas às autoridades e demais entidades que possam colaborar executá-las.
Para maiores informações, contate a Subsecretaria Municipal de Políticas sobre Drogas pelos números 2759-8759 ou 2791-0792, ou pelo e-mail para o Comad: comad@macae.rj.gov.br.