As inscrições serão encerradas às 9h do dia 28 (sexta-feira).
O Edital do Processo Seletivo da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) para o Curso Técnico em Instrumento Musical e Técnico em Canto para ingresso no segundo semestre deste ano letivo foi divulgado no Portal da Prefeitura de Macaé. Também o link para inscrições já está disponível. Os cursos profissionalizantes gratuitos são dirigidos a pessoas que estejam cursando a partir do 2° ano do Ensino Médio, ou que tenham concluído este nível de ensino.
As inscrições serão encerradas às 9h do dia 28 (sexta-feira). Estão sendo oferecidas: 1 vaga para Bateria, 2 para Contrabaixo, 1 para Flauta-Transversa, 3 para Guitarra, 8 para Piano, 2 para Teclado, 6 para Violão e 4 para Canto. A seleção será em duas etapas, na sede da Emart, eliminatórias, com notas independentes e não cumulativas. A primeira etapa consiste em uma Prova de Percepção Musical e Teoria, em 8 de julho, às 19h, seguida de Prova de Solfejo, Leitura Métrica, Ditado Rítmico e Melódico. Os conteúdos programáticos das provas estão descritos no edital. O resultado desta etapa será divulgado no Portal da Prefeitura em 11 de julho.
A segunda etapa do processo seletivo será prática, no instrumento musical de opção do candidato, ou de canto. Esta etapa será individual e ocorrerá entre os dias 30 de julho e 02 de agosto, das 10h às 20h. A Secretaria da Emart entrará em contato com o candidato por e-mail para agendamento desta avaliação no período de 15 a 24 de julho.
O edital prevê reclassificação de candidatos, que serão convocados por e-mail. O resultado da seleção será divulgado no Portal da Prefeitura a partir de 5 de agosto. Os cursos têm duração de 3 anos, podendo se estender por mais dois. As aulas acontecem nos turnos da manhã, da tarde ou da noite, de acordo com a disponibilidade do professor. O aluno deverá cursar no mínimo duas disciplinas por semestre.
"O trabalho musical da escola é notório. Grandes nomes já foram lançados e continuamos a apostar em novos talentos", frisou o secretário de Cultura, Leandro Mussi.
“O Curso Técnico não é para iniciantes. É um curso profissionalizante para pessoas que já têm certa destreza num instrumento, ou que já cantam, e têm noções de teoria musical básica”.