O conteúdo da prova de percepção musical e de teoria e da prova de solfejo, leitura métrica, ditado rítmico e melódico estão disponíveis no edital.
Mais de 400 pré-inscrições para o processo seletivo do Curso Técnico em Instrumento Musical e Canto já foram recebidas pela Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart). Os candidatos deverão ter noções básicas de música, comprovadas em uma prova teórica e uma prática no instrumento musical para o qual o candidato se inscreveu ou canto, ambas presenciais e eliminatórias.
Tanto as pré-inscrições, quanto as aulas na Emart, uma das poucas escolas no Estado do Rio de Janeiro a oferecer cursos públicos de música e de teatro em nível técnico, são gratuitas. O número de vagas para cada instrumento e canto estará afixado na secretaria da Emart no dia da prova teórica. O prazo de pré-inscrição termina às 17h do dia 15 de julho. O Edital 2023/2 e o formulário de pré-inscrição online estão disponíveis no Portal da Prefeitura de Macaé.
As vagas são para aulas profissionalizantes de Baixo Elétrico, Bateria, Flauta-Transversa, Guitarra, Piano, Saxofone, Teclado, Violão e Canto. Elas serão oferecidas nos turnos da manhã, tarde e noite, de acordo com disponibilidade do professor. Para participar da seleção, é necessário ser maior de 16 anos e ter concluído o Ensino Médio (E.M.) ou estar cursando o segundo ano deste nível de ensino.
O conteúdo programático da prova de percepção musical e de teoria e da prova de solfejo, leitura métrica, ditado rítmico e melódico estão disponíveis no edital, com indicação bibliográfica. O documento também orienta para as provas de instrumento musical e de canto.
“Estamos recebendo bastante pré-inscrições, mais de 400. Direcionamos um e-mail aos candidatos alertando que para ingresso no curso técnico é necessário que o aluno tenha noções básicas de música, em seu instrumento, ou canto. Isso será verificado em provas teórica e prática”, enfatiza o coordenador de Música da Emart, Leonardo Passos.