A Guarda Municipal de Macaé encerra na quinta-feira (15), as inscrições para o Programa Guarda Sênior, direcionado, exclusivamente, para idosos – tanto homens quanto mulheres – aposentados e com boas condições físicas para o trabalho.
O objetivo é reintegrar essas pessoas no mercado de trabalho para preencher a ociosidade surgida após anos de vida profissional. De acordo com a coordenadora do Guarda Sênior, Eliane Chança, o projeto tem boa aceitação da sociedade e é muito procurado não só por macaenses, mas também, por pessoas que residem nos municípios vizinhos, como Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabú e Carapebus. Conforme ela, o projeto está superando as expectativas da direção da Guarda Municipal.
Segundo a Guarda Municipal, com este programa, a Guarda dá sua parcela de contribuição no que diz respeito à responsabilidade social. Os aprovados terão de cumprir uma escala de 6h por dia e vão receber salário de R$ 300,00. A Guarda Sênior vai contar com um efetivo de 100 aposentados e os inscritos vão fazer baterias de testes de aptidão, porque terão de apresentar condições mínimas para a função.
Além de levar o programa a todos os bairros da cidade, a Guarda Municipal também levou as inscrições para a região serrana, visando dar oportunidade também aos aposentados que residem nos distritos serranos de Macaé. Foram realizadas reuniões para discutir o programa em Glicério, Trapiche e Córrego do Ouro.
As inscrições foram abertas no dia 23 de novembro e a grande procura demonstra o interesse dos aposentados em voltar a atuar no mercado de trabalho. Até o encerramento, na quinta-feira (15), estão sendo aguardadas muitas inscrições.
Sobre o programa, o presidente da Guarda Municipal, Antônio Franco, diz que o Guarda Sênior tem a finalidade de aproveitar as potencialidades e habilidades do idoso para atividade regular, viabilizando alternativas de participação, através do trabalho. O presidente acrescentou que “o objetivo social de nossa administração, após um trabalho direcionado ao adolescente, criando a Guarda Mirim de Macaé, é buscar dar apoio ao idoso. Para isso, pretendemos, com a implantação da Guarda Sênior de Macaé, oferecer aos componentes da chamada terceira idade oportunidade de continuarem úteis à sociedade.”
A Guarda Municipal informa aos já inscritos que estão com pendência na documentação, que devem procurar a coordenadora o programa, através dos telefones (22) 2773.0421 ou 2773.0455.