Para estimular a produção literária voltada para a cultura de Macaé, a Secretaria de Educação abre neste sábado (10), inscrições para o I Concurso Macaense de Contos organizado pela Fundação Educacional de Macaé, por meio da Funemac Editora. Os vencedores terão seus trabalhos publicados em uma coletânea no próximo ano.
O objetivo do projeto é prestigiar obras inéditas. O tema escolhido “Macaé: histórias para contar” pretende estimular autores do município e região a produzirem, mas o concurso está aberto a brasileiros ou não, desde que os trabalhos sejam apresentados em língua portuguesa. Cada participante poderá concorrer com apenas um trabalho, sob pseudônimo.
Serão consideradas inscritas as obras postadas pelos Correios até 10 de dezembro de 2009. O regulamento está disponível no site da Funemac (www.funemac.edu.br) com informações sobre a apresentação do conto e sobre o envio. O concurso está aberto a pessoas de qualquer idade, desde que não sejam funcionários da Semed e da Funemac, ou seus familiares.
O mestre em Biologia Molecular e professor do curso de Medicina da UFF, Adelmo Henrique Daumas coordenará a Funemac Editora,que será inaugurada ainda este ano. Para ele, três principais motivações moveram a criação do concurso: a divulgação da editora de universidade pública, que tem como objetivo estender à comunidade produções científicas e culturais; o resgate da história contemporânea de Macaé sob um registro informal e a oportunidade de revelar novos talentos.
Os três primeiros lugares receberão 50 exemplares do livro e a partir do quarto lugar, 10, além de menção honrosa à escolha da comissão julgadora. Todos os classificados receberão certificado. Margareth da Luz, integrante da comissão de implantação da Funemac Editora, informou que é intenção dos organizadores tornar o concurso anual. “Esperamos que todos participem. No próximo ano, o livro será distribuído para as escolas e instituições do município”, destacou.
Os contos deverão ser enviados, de acordo com o regulamento, por meio de correspondência registrada à FUNEMAC - Fundação Educacional de Macaé – Cidade Universitária, Rua Aluísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros - Macaé/RJ - CEP: 27930-560, aos cuidados de José Cláudio da Luz.
Editora Funemac
A Funemac Editora será inaugurada com o lançamento de duas publicações, sendo uma acadêmica. A outra será “O roteiro dos Sete Capitães”, um documento importante do século XVII que, segundo Margareth da Luz, professora do curso de produção cultural da UFF e coordenadora do projeto editorial da Fundação de Artes de Niterói - Niterói Livros, é uma certidão de nascimento da região Norte Fluminense.
Para a professora, que integra a comissão de implantação da editora desde sua criação em junho de 2008, a editora será de grande importância para a região de Macaé e entorno por ser a primeira, apesar de já existirem pólos universitários em alguns municípios. “Não há dúvida que existe uma demanda de divulgação da produção acadêmica da região”, destacou.