Inscrições para o Projovem podem ser feitas até 30 de setembro

25/09/2013 17:59:00 - Jornalista: Assessoria Vice-prefeito

Estão abertas as inscrições para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), uma parceira da prefeitura com o Governo Federal. Ao todo, serão oferecidas 600 vagas em cursos de qualificação profissional de diferentes áreas a jovens de 18 a 29 anos que saibam apenas ler e escrever e que não concluíram o Ensino Fundamental.

O Projovem Urbano oferece ainda auxilio financeiro aos jovens atendidos pelo programa. Além de concluir o Ensino Fundamental e se qualificar, o aluno receberá uma bolsa mensal de R$ 100, independente se estiver ou não trabalhando. Para receber o auxilio, os alunos precisam ter 75% de frequência e entregarem no mínimo 75% dos trabalhos solicitados.

Os cursos abrangem as áreas de aperfeiçoamento ligadas à Indústria, Administração, Comércio e Serviço Hospitalar. Os cursos têm duração de 18 meses e a previsão é que aconteçam no horário noturno. As inscrições podem ser feitas nos núcleos da juventude: Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga, em Glicério; Colégio Municipal Doutor Cláudio Moacyr de Azevedo, no Aeroporto; Colégio Municipal Engenho da Praia, no Engenho da Praia e Balneário Lagomar, no Lagomar. Cada núcleo vai contar com cinco turmas de 40 alunos.

Segundo Maria de Lourdes, coordenadora do projeto, o programa é uma excelente oportunidade de o jovem concluir o Ensino Fundamental, através do programa de Educação de Jovens e Adulto (EJA), e ainda obter qualificação profissional. É importante ressaltar que o aluno que se interessar não precisa estar necessariamente matriculado no sistema - ele pode procurar os polos e lá será direcionado para fazer parte dos programas.

Para o vice-prefeito, Danilo Funke, essa parceria com o Governo Federal vai beneficiar aquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar no tempo regular. "O programa possibilita a oportunidade de concluir os estudos e ainda sair qualificado para o mercado de trabalho", finaliza.

Clique aqui e acesse o edital na íntegra.