Os estudantes de ensino médio que quiserem concorrer a uma das 230 vagas oferecidas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em Macaé, têm até o dia 31 de agosto para fazê-lo. Os cursos oferecidos para o município são os de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Química e Farmácia.
Para participar o candidato deverá acessar o site da instituição no endereço (www.vestibular.ufrj.br) e fazer a inscrição. Deverá ser paga uma taxa de R$ 95, obrigatoriamente, através de débito em conta (somente para correntistas do Banco do Brasil) ou boleto bancário. O Manual do Candidato estará disponível no mesmo endereço eletrônico.
Os cursos estão sendo disponibilizados em Macaé por meio do convênio firmado entre a prefeitura, por meio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e a Universidade que, pela primeira vez em sua história, inicia um plano de interiorização. As aulas serão ministradas no Complexo Universitário, onde já estão alojados os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Administração. Engenharia de Produção e Sistemas de Informação da Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS).
Novos cursos
Entre as novidades deste ano para Macaé estão os cursos de Enfermagem, Nutrição e Medicina, que terão suas grades curriculares montadas de acordo com as necessidades locais. Estas demandas estão sendo analisadas pelo Laboratório de Pesquisa em Saúde e Sociedade (Lapess) da Funemac que tem como objetivo, entre outros, traçar um perfil dos médicos de Macaé.
Para 2010, o reitor da universidade, Aluízio Teixeira, em visita anterior anunciou a intenção de implantar o curso de engenharia. “O diretor desta faculdade, Ericson Almendra é um grande entusiasta do processo de interiorização, inclusive faz parte da comissão que trabalha internamente o regimento do Campus de Macaé”, comentou após agendar nova visita a Macaé.
As vagas para Macaé estão assim distribuídas: 60 para Ciências Biológicas (30 para cada semestre), 20 para Enfermagem (2º semestre), 50 para Farmácia (25 para cada semestre), 30 para Medicina (2º semestre), 20 para Nutrição (2º semestre) e 50 para Licenciatura em Química (25 para cada semestre).