Seguem até esta sexta-feira (25), as inscrições gratuitas para o processo seletivo do cadastro de reserva do Programa Bolsa Estágio 2014. As provas, de caráter classificatório, acontecerão na Cidade Universitária, no dia 4 de maio. Podem participar estudantes de nível técnico e superior.
Os interessados podem fazer a pré-inscrição no site da Prefeitura de Macaé. A documentação deve ser entregue na secretaria de Administração, localizada na avenida Rui Barbosa, 275, sala 204, Galeria Macaé Center, no Centro, das 9h às 16h. Os documentos necessários são: cópias do RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, declaração da instituição de ensino, em que se atesta a matrícula nos dois últimos anos do curso, certidão de casamento ou de nascimento, certificado de reservista e histórico escolar.
As vagas são destinadas ao cadastro de reserva do município e, na medida em que surgirem vagas, poderão ser convocados a estagiar, por ordem de classificação, de acordo com as necessidades da administração pública, considerando-se os percentuais destinados aos candidatos portadores de deficiência. A carga horária semanal é de 20 horas: quatro horas diárias compatíveis ao horário escolar dos estagiários.
A expectativa é superar a quantidade de inscritos do ano de 2013, que atingiu um número de 1,3 mil cadastrados. “Esse ano esperamos cerca de 1,5 mil inscritos. O objetivo é iniciar a vida profissional dos estudantes, despertar o interesse para vocação pelo serviço público, além de capacitar a nova geração de servidores”, aponta o secretário de Administração, Aderson Ferreira.
Nas objetivas, este ano, algumas áreas terão questões específicas. Já os candidatos ao Programa de Bolsa Estágio, na Procuradoria Geral do Município, terão avaliações discursivas.
Estagiários da área médica vão receber dois salários mínimos. Para as demais de nível universitário, o valor é de um salário e meio. E para os cargos técnicos, o valor é de um salário mínimo.
A concessão do estágio não gera vínculo empregatício de qualquer natureza com a prefeitura. Na hora em que conseguir a vaga, o estudante assina o Termo de Compromisso Individual junto ao governo municipal com a interveniência obrigatória da instituição de ensino. A partir da assinatura do termo é que o estágio será firmado.
Participam também da organização do processo seletivo as secretarias de Educação e Saúde, além da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e Procuradoria Geral do Município.