As inscrições para o projeto Pedala Macaé terminam neste domingo (12). A maratona é uma inovação social que apoia ideias, projetos e negócios que utilizam a bicicleta para fortalecer territórios de baixa renda no Brasil. Idealizada pelo Instituto Aromeiazero, já foi realizada em quatro edições e agora chega a vez do município. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Macaé, por meio das Secretarias de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal e de Mobilidade Urbana.
Serão pré-selecionadas oito propostas para participar da imersão com mentorias realizadas pelo Instituto Amani e pela Casulo Consultoria de Impacto. As mentorias presenciais irão começar no dia 27 de junho e terminarão no dia 8 de julho. As propostas pré-selecionadas receberão uma ajuda de custo.
Dentre elas, quatro receberão, também, apoio financeiro para que sejam desenvolvidas. As inscrições começam online e terão uma apresentação presencial, já a imersão das iniciativas com mentorias será online e o acompanhamento contará com visitas.
São buscadas ideias, projetos, negócios, produtos, tecnologias, intervenções, entre outros formatos, online ou presencial, que utilizem e/ou estimulem o uso da bicicleta para promover a mobilidade segura, a reativação dos espaços públicos e o desenvolvimento social, comunitário, ambiental e econômico em Macaé.
O projeto Pedala Macaé é realizado pelo Instituto Aromeiazero, com o apoio da Ocyan.