Com a proposta de abordar estratégias e propostas pedagógicas voltadas para o tema Ambiente na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, está definindo os últimos detalhes do Seminário de Educação Ambiental. O encontro reunirá educadores que lecionam nas escolas municipais, além de graduandos nas áreas de Geografia, Pedagogia, Ciências Biológicas e Ambientais. A programação acontecerá no próximo dia 29, no auditório da Cidade Universitária, das 14h às 17h.
Ao todo serão oferecidas 200 vagas. Para participar, os interessados poderão se inscrever a partir da próxima segunda-feira (18), na sala 118, da Secretaria de Educação, das 11h30 às 17h, enviar e-mail para os endereços eletrônico celiolourenco@macae.rj.gov.br ou ligar para o telefone 2772-6653. De acordo com a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, a participação de todos é muito importante:
- A Educação Ambiental é fundamental para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente. Por isso, programações como estas são essenciais para contribuir com a formação continuada dos profissionais da rede e graduandos que estão se preparando para atuar na área educacional, disse.
Durante o Seminário de Educação Ambiental, os participantes terão a oportunidade de assistir a palestra “Conhecendo os Ecossistemas de Macaé”, ministrada pela engenheira química e doutora em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Maria Inês Paes Ferreira. Ela também é coordena o Núcleo de Pesquisa em Petróleo, Energia e Recursos Naturais no campus Macaé do Instituto Federal Fluminense (IFF), além de atuar como representante titular do IFF na plenária do Comitê de Bacia dos Rios Macaé e Ostras, onde coordena o comitê da Câmara Técnica de Projetos, Ciências e Tecnologia.
Para a subsecretária de Cultura, Esporte, Saúde e Meio Ambiente, Cláudia Márcia Alves, o tema “Educação Ambiental” deve estar presente em todos os níveis educacionais, com o objetivo de atingir todas as crianças e jovens em fase escolar: “Fazemos questão de levar aos professores subsídios para que eles desenvolvam projetos e trabalhem conceitos e conhecimentos voltados para a preservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais de Macaé nas escolas municipais”, destacou.
A expectativa do coordenador de Meio Ambiente, Célio Lourenço é que a programação conte com um expressivo número de participantes.
- Um dos momentos que devem movimentar a programação é a mesa-redonda, com debates ente a palestrante e os participantes do seminário. A intenção é que todas as estratégias que forem traçadas no encontro sejam multiplicadas nas salas de aula. Macaé segue uma lei específica, a 9.795/99, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental. A finalidade da Secretaria de Educação é que sejam abordados, nas escolas municipais, temas como ecologia, preservação da natureza, reciclagem, desenvolvimento sustentável, consumo racional da água, efeito estufa, aquecimento global e a importância dos ecossistemas de Macaé como fauna e flora, concluiu Célio.
O Seminário de Educação Ambiental faz parte da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, que foi comemorado no último dia 5 de junho.