Instituto de Ciência & Tecnologia divulga empresas selecionadas para Incubadora

15/10/2015 14:26:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: João Barreto

Os projetos selecionados contarão com o suporte administrativo, contábil, técnico e científico da prefeitura

O Instituto Macaé de Ciência & Tecnologia (IMCT) divulgou os quatro Modelos de Negócio selecionados pelo Comitê Técnico da Incubadora de Empreendimentos, de acordo com o Edital 01/2015. Os contemplados que poderão permanecer até dois anos no instituto recebendo suporte administrativo, contábil, técnico e científico da prefeitura, com o apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Campus Macaé são: O “EcoResidência - Soluções em Sustentabilidade”, de Rafaela de Lima e Vinicius Scaringi; “Matricaria - Economia Criativa, de Cristiane Shizue Tamaki e Moisés Marinho Cavalcante; “BR Solutions”, de Bruno da Silva Pinto, e “Pointe - Pontos de Ônibus Inteligentes”, de Lucas Peixoto.

Os organizadores do primeiro edital de seleção se disseram surpresos pela excelência dos projetos. Eles não esperavam que já na primeira edição quase todas as cinco vagas abertas fossem preenchidas, visto que o critério era a unanimidade da banca. O olhar voltado para o novo é o que os vencedores têm em comum. “Iniciamos hoje uma nova etapa no IMCT que pode elevar a cidade à produtora de conhecimento de forma a estimular diversos seguimentos da economia”, disse o presidente do Instituto de Ciência & Tecnologia, Joelson Tavares.

O EcoResidência já tem um modelo do produto em Macaé a apresentar ao mercado, basta aprimorar seu negócio para que se torne sustentável em todos os sentidos. Porque para o ecossistema do município ele já é ideal. No ramo da construção civil, o empreendimento inova em materiais, utilização de luz solar, armazenamento da água da chuva e seu total reaproveitamento. Também o Matricaria se origina dessa mesma consciência de que o homem depende da preservação de seu ecossistema. Para torná-lo mais sensível a essa percepção de integração com a natureza e estimular seu autoconhecimento, foi idealizado um “jardim sensorial”, como terapia laboral, entre outras finalidades. Esse Modelo de Negócio tem como uma das propostas a inclusão por meio do trabalho, que envolve cegos e pessoas com deficiências intelectuais.

Já a BR Solutions, que participou do primeiro ciclo do Projeto de Pré-Incubação do IMCT com mais treze empresas, tornou-se destaque na imprensa estadual (03/08/15- jornal O Globo). A empresa oferece soluções personalizadas em TI. O software web foi desenvolvido na Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), de 2013 a 2014, voltado para logística de materiais, de forma a interligar o cliente final à transportadora. O sistema é capaz de gerenciar e controlar todo o processo. Segundo os empreendedores, a pré-incubação aconteceu no momento ideal, quando concluíram a versão estável do projeto e teriam que pensar nas estratégias de gerenciamento de negócio. Atualmente, a empresa tem crescimento anual projetado em 300% e quer expandir, traduzindo o produto para diversas línguas.



Pontos de Ônibus Inteligentes

Pensar em uma solução original para um problema que atinge a todos foi a resposta da Pointe. A palavra-chave também é sustentabilidade através de um modelo de APTS, sigla em inglês que se refere a sistema avançado de transporte público (advanced public transportation system). O produto desenvolvido funciona da seguinte forma: os pontos de ônibus recebem um aparelho que conta com o recurso de seleção de embarque antecipada. Desta forma, o usuário, ao chegar no ponto, seleciona o botão da linha que deseja utilizar. Com a aproximação do ônibus da linha selecionada, o motorista será informado que há usuários aguardando embarque, por meio de um aparelho presente nos veículos. Se ninguém for embarcar, ele não precisará diminuir a velocidade ou mudar de faixa para parar. Por meio dos dados obtidos pelas solicitações dos botões, a empresa de ônibus saberá em tempo real a quantidade de solicitações de determinada linha. Assim, ela poderá mandar mais ou menos veículos para o local a fim de diminuir a espera e a superlotação, proporcionando uma viagem mais confortável e rápida ao passageiro.

Também o usuário poderá se programar melhor. Isso porque um display de led vai mostrar as linhas que se aproximam dos pontos, permitindo selecionar os que chegarão mais rapidamente e ainda os adaptados para deficientes físicos, se for o caso. A inclusão e a acessibilidade também são levadas em conta nesse Modelo de Negócio. Nos pontos de ônibus, haverá um sistema de áudio para alertar deficientes visuais e pessoas desatentas sobre a situação dos coletivos. Também os veículos contarão com display e sistema de áudio interno para informar aos deficientes visuais e turistas sobre as próximas paradas. Até pela internet será possível conferir previamente e em tempo real o horário em que o itinerário da linha desejada passará no ponto escolhido, além de acompanhar a localização do veículo através de um mapa. Todo o sistema é alimentado por energia renovável, por meio de painéis fotovoltaicos (luz solar), por isso, é autossustentável.



Cooperação que deu certo

O Programa de Pós-graduação em Produtos Bioativos e Biociências (PPGProdBio) da UFRJ/Macaé que formou sua primeira turma, em 2011, já na sede do Instituto Macaé de Ciência & Tecnologia, este mês terá a resposta sobre a aprovação do Dourado, que já recebeu pareceres positivos.

- Desde a vinda da universidade para Macaé até hoje, percebemos os esforços da prefeitura de fortalecer a parceria com nossa instituição. O papel da UFRJ em Macaé tem sido grandioso e esta abertura para a sociedade é também a nossa intenção. Estaremos acessíveis às empresas de biotecnologia, no IMCT, e também a outras (nos outros campi/Macaé) para seus experimentos, porque sabemos que, na maioria dos casos, esse investimento inicial seria inviável. Colocamos à disposição toda nossa estrutura de laboratórios, técnicos treinados e orientação - disse o coordenador do PPGProdBio, Leonardo Cinelli.

O PPGProdBio dispõe dos seguintes espaços principais: Laboratório Integrado de Ciências Morfofuncionais; Integrado de Morfologia; Integrado de Computação Científica; Integrado de Bioquímica e Modelagem Molecular e Pesquisa em Ciências Farmacêuticas, além de Grupo de Produtos Naturais de Organismos Aquáticos. No Instituto Macaé de Ciência & Tecnologia, a Incubadora oferecerá escritório compartilhado, sala de reuniões, anexos, auditório para formação, além de treinamentos, consultorias especializadas voltadas para modelo de negócios, gestão da tecnologia, financeira, contábil e estratégica, marketing e captação de recursos.