Instituto Ethos apresenta programa Cidades Sustentáveis em Macaé

05/12/2011 13:40:11 - Jornalista: Tânia Garabini

A Câmara Municipal de Macaé, a Câmara Permanente de Gestão (CPG) através da Agenda 21 – em parceria com a Revista Visão Socioambiental e o Instituto Ethos - apresentam nesta quarta-feira (7) às 19h, o programa Cidades Sustentáveis. O programa tem por objetivo, criar condições políticas para a construção de cidades mais justas, democráticas e sustentáveis, influenciando e comprometendo candidatos e futuros prefeitos nas eleições de 2012.

O Programa realizado pela Rede Nossa São Paulo, Instituto Ethos e Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis será apresentado também em Campos dos Goytacazes, Santa Maria Madalena e São João da Barra. A apresentação do Programa Cidades Sustentáveis será feita pelo representante da Rede Nossa São Paulo, George Winnik.

No dia 8, também às 19h, acontece a apresentação do Programa Cidades Sustentáveis em Macaé, no Auditório do SENAI-Macaé, durante o lançamento do Prêmio de Responsabilidade Socioambiental 2012, promoção da Revista Visão Socioambiental e parceiros. O evento tem o apoio do Sistema FIRJAN e de entidades da sociedade organizada macaense.

Na oportunidade, será apresentada uma carta de compromisso para adesão dos partidos políticos e seus pré-candidatos a partir das eleições municipais de 2012.

- É fundamental a participação da sociedade organizada para sensibilizar a classe política regional sobre a importância de termos políticas públicas preocupadas com a sustentabilidade, incluindo a preservação dos ecossistemas, o incremento de uma economia que valorize a produção de energias renováveis e o respeito ao cidadão, explica a diretora da Revista
Visão Socioambiental, Bernadete Vasconcellos.

O Programa engloba a Plataforma Cidades Sustentáveis, desenvolvida ao longo de 2010 para constituir um banco de dados com práticas exemplares e políticas exitosas de sustentabilidade urbana. Agora, com foco nas próximas eleições, o Programa inova ao apresentar ferramentas importantes para o engajamento dos candidatos e o acompanhamento da sociedade civil. A iniciativa tem o apoio da Fundação Avina e do Instituto Arapyau, além da parceria e patrocínio de diversas organizações e empresas.