logo

Instituto Histórico e Geográfico de Macaé elege nova diretoria

28/12/2005 11:43:28 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Vinte membros do Instituto Histórico e Geográfico de Macaé (IHGM) elegeram a professora Ivânia Ribeiro como presidente para o biênio 2006-2007. A eleição ocorreu a partir das 17h nesta terça-feira (27), na Sociedade Musical Lira dos Conspiradores, onde fica o Instituto. Fundada em setembro de 2003, a entidade funciona para atendimento ao público de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h.

Segundo Ivânia, o objetivo do IHGM é pesquisar sobre a história da cidade e fornecer dados históricos a pesquisadores para teses de mestrados, além de favorecer pesquisas de estudantes das redes estadual, municipal e particular de ensino. No Instituto há riqueza cultural significativa, não tendo fins lucrativos e contando com 38 membros. O IHGM recebe apoio da Prefeitura de Macaé, que cedeu três funcionárias para darem assistência profissional. “Pretendemos realizar de dois em dois meses reuniões temáticas sobre a história de Macaé para que os cidadãos possam conhecer e, sobretudo, amar mais a cidade”, disse a nova presidente.

Atualmente o Instituto conta com livros, periódicos, fotografias, apostilas e informativos. “Inclusive temos digitalizado o Jornal O Século, de 1886 a 1892, com informações riquíssimas sobre a história de Macaé no século XIX”, conta entusiasmado o vice-presidente do IHGM, o jornalista e publicitário Mário Sérgio dos Santos. Este material foi oferecido pela Petrobras.

A nova diretoria pede à população para doar material para o IHGM, como livros xerocados ou fotos antigas da cidade. Em 2003 o Instituto, com apoio da Prefeitura, lançou sua própria bandeira e o seu brasão. “São símbolos que resumem a história e a geografia do município”, explica Ivânia, acrescentando que, em sua maioria, os membros do Instituto são estudiosos sobre Macaé.

Também fazem parte da diretoria do Instituto Larissa Frossard Rangel Cruz (secretária), Ana Cristina Moreira Daumas (tesoureira), Simone Noronha (diretora de acervo), Maria Izabel Monteiro (diretora de biblioteca) e José Henrique Ressiguier (segundo secretário).