logo

Instituto JCA visita rede pública municipal de ensino em Macaé

03/09/2010 18:41:22 - Jornalista: Fernanda Lisbôa

Foto: Divulgação

Marilena Garcia destacou a importância de parcerias desse nível para o município.

A Secretaria Municipal de Educação de Macaé recebeu na última terça-feira (31), a visita da Diretora Executiva, Tatiana Antunes e da Gerente Geral, Lourdes Rangel, do Instituto Joelson da Costa Antunes (IJCA), para mais uma rodada de negociação para a parceria que está sendo firmada, através do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep). A proposta da Educação é de que o IJCA promova através de parceria público-privado, cursos de Mecânica a diesel e injeção eletrônica, Elétrica e refrigeração veicular, pintura automotiva e lanternagem, gratuitos para a população de Macaé e região.

Outra proposta é a de oferecer bolsas de ensino para alunos do 9º ano do ensino fundamental da rede pública municipal, para o ensino médio em escolas particulares. Na próxima quinta-feira (09) haverá outro encontro em Macaé para apresentação da contra proposta por parte do Instituto. Esta não foi a primeira vez que o IJCA e a Educação estiveram reunidos. Uma equipe da Educação formada por subsecretários e coordenadores já estiveram por duas vezes na sede do IJCA em Niterói.

A agenda desta semana teve início às 11h com visita à Cidade Universitária, onde as representantes do IJCA tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho realizado na instituição pelo Instituto de Políticas Públicas (IAPP), os cursos de nível superior em 12 áreas de especialização, além das pós-graduações. A visita foi acompanhada pela secretária Municipal de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia e o colegiado do Cetep.

— Estamos impressionadas com o investimento que o município faz na Educação. Os cursos de graduação oferecidos para os alunos da rede pública, que hoje ocupa cerca de 60% das vagas das universidades instaladas na Cidade Universitária, é a prova de que o município está empenhado em qualificar sua população — destacou Tatiana.

Depois do almoço com a secretária de Educação e a equipe do Cetep, a comitiva seguiu para o Colégio de Aplicação (CAP) e Escola de Idiomas. Logo após, às 16h o grupo visitou as instalações do Cetep, onde serão realizados os cursos propostos nessa parceria.

A visita foi encerrada às 17h, na sede da Secretaria Municipal de Educação, onde uma avaliação do dia foi realizada.

“Estamos muito honrados em estar firmando esta parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A equipe da Educação esteve duas vezes em nosso instituto e hoje estamos no município conhecendo todo o trabalho de perto e podemos perceber o grau de responsabilidade com que tratam a educação aqui. E nossos objetivos são muito parecidos, queremos qualificar os jovens profissionalmente e socialmente para sua entrada no mercado de trabalho e na universidade. Avaliamos tudo o que vimos, e estaremos voltando a Macaé na próxima semana para concretizarmos essa parceria”, disse Tatiana, lembrando ainda, que esse é um grande desafio para o IJCA, que sempre firmou parceria com empresas privadas e nunca havia saído de sua sede em Niterói.

Marilena Garcia destacou a importância de parcerias desse nível para o município de Macaé. “Oferecer cursos de profissionalização e qualificação sempre foi uma das nossas bandeiras para o desenvolvimento social e econômico do município, e com a ajuda de parceiros podemos fazer muito mais. O município é responsável pela educação fundamental, mas temos preocupação em formar nossos jovens no ensino médio, por isso buscamos também essa parceria com o instituto, que realiza um projeto voltado para a oferta de bolsas de estudo para alunos do 9º ano do ensino fundamental da rede pública para rede particular de ensino e acompanha esse aluno até seu ingresso na universidade”, contou Marilena.

O Instituto JCA é uma organização não-governamental sem fins lucrativos fundada em 2004 pelo empresário do setor de transportes Jelson da Costa Antunes. Com a crença na transformação do jovem e da sua realidade por meio da educação, o Instituto desenvolve suas atividades segundo três eixos de formação: a constituição do jovem enquanto bom aluno, bom profissional e bom cidadão.

O Instituto é mantido pelas empresas do Grupo JCA - Auto Viação 1001, Viação Cometa, Auto Viação Catarinense, Rápido Macaense, Rápido Ribeirão e Expresso do Sul - e atua como braço social dessas organizações, sendo responsável direto pelo acompanhamento das ações e dos investimentos sociais de cada empresa.

Tatiana explicou que, em apenas seis anos de existência, o Instituto já é referência em cursos profissionalizantes na área de transporte rodoviário. “O instituto já recebeu prêmios importantes como o de reconhecimento pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de janeiro (Fetranspor). Nossos alunos estão sendo absorvidos pelo mercado de trabalho por várias empresas do ramo de transporte rodoviário, no início esse jovem era empregado geralmente em uma das empresas mantenedoras do instituto, hoje ultrapassamos essa barreira. Além dos cursos profissionalizantes o instituto já ofereceu 99 bolsas de estudo para alunos do ensino fundamental.”, finalizou a diretora executiva.