Foto: Bruno Campos/Arquivo Secom
Alfredo Manhães analisa dados do GEOMacaé na tela do computador
A Prefeitura de Macaé trabalha de forma integrada entre seus setores buscando uma gestão cada vez mais eficiente. Um exemplo é a parceria entre as Secretarias Adjuntas de Planejamento e de Patrimônio. A troca constante de informações permite o reconhecimento detalhado do patrimônio imobiliário do município.
A partir da coleta feita no setor de Patrimônio, o Planejamento tabula dados referentes aos imóveis próprios da prefeitura através do sistema de Informações Geográficas GeoMacaé, ferramenta que tem por finalidade realizar o mapeamento ostensivo do território municipal com base em fontes oficiais internas.
- Uma gestão eficiente precisa ter boas ferramentas. A ideia é sempre reconhecer essas possibilidades. O GEOMacaé é um instrumento seguro para mapear o patrimônio imobiliário. Não há como planejar uma cidade sem levar em conta as informações geográficas -, disse a secretária Adjunta de Patrimônio, Gisele Muniz.
O GeoMacaé oferece subsídios para apoiar a administração municipal em atividades de planejamento e gestão, atendendo às demandas de informação geográfica de segmentos como habitação, zoneamento, ambiente, educação e saúde, dentre outros. "Ajuda a detectar carências para melhorar a eficiência", disse o coordenador do sistema, Alfredo Manhães.