Foto: Maurício Porão
Professores e alunos do curso de Medicina da UFRJ organizaram uma tarde de integração
Para comemorar o Dia do Médico (18 de outubro), professores e alunos do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) organizaram uma tarde de integração. O evento aconteceu no auditório da Cidade Universitária, com direito a música e presença de profissionais renomados.
O Membro Emérito da Academia Fluminense de Medicina, Guilherme Eurico Bastos da Cunha, passou um pouco de sua experiência para os alunos. “Saúde começa na formação do médico. É preciso formar e qualificar médicos para atender às necessidades assistenciais da população”, frisou. Acrescentando que a Escola de Medicina e os serviços de saúde têm que ser apoiados no tripé ensino, pesquisa e atendimento.
No encontro, o professor Sirley de Oliveira Rosa mostrou seu lado artístico ao tocar violão com um vasto repertório, que incluiu personalidades da música popular brasileira como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Pixinguinha e Villa Lobos além de canções internacionais.
Os alunos que participaram das Olimpíadas Regionais de Estudantes de Medicina, entre os dias 11 e 15 de outubro, em Vassouras, foram homenageados pela atuação nos jogos.
A professora da UFRJ, que organizou o evento, Jussara Matias Neto, ressaltou que a iniciativa cultural e esportiva contribui para descontrair os estudantes, já que a rotina diária da universidade é intensa.
O pai do prefeito de Macaé, Aluízio dos Santos, prestigiou o evento com o objetivo de valorizar a área médica.