Foto: Maurício Porão
O programa percorre as escolas de rede e engloba diversas oficinas
Alunos do ensino Fundamental I e Educação Infantil, de Macaé, participam há dois anos e meio do 'Inter Ação Cultural', evento levado às escolas municipais durante todo o período letivo, contemplando de cada vez uma unidade por semana. Nesta quinta-feira (27), a Escola Amil Tanos, no Morro de Santana, foi a contemplada com este programa cultural e de animação, voltado para crianças com idades entre dois a 10 anos.
O programa engloba oficina de Musicalização com o professor Anderson Aprígio, Artes plásticas com a professora Cida Paganoti, Recreação, com a Coordenação de esportes, Animação cultural com o Palhaço Zé Cueca e Contação de histórias, com o grupo Historiarte. Cada uma dessas atividades leva em torno de 15 a 20 minutos. É feito o revezamento entre as turmas, e com isso as aulas não são interrompidas.
Os profissionais atuantes no 'Inter Ação se inter-relacionam em certos momentos das atividades.
"Eles compartilham gestos, expressões e palavras, visando assim dinamizar a sociabilização entre os alunos, além de proporcionar descobertas de habilidades pessoais, explica Maria Rosa Gil, representante da comissão de cultura, juntamente com Fátima Jorge.
- Através de ações como essa, os alunos têm a oportunidade de interagir de forma ativa e prazerosa, construindo conhecimento e entendendo o processo que está sendo vivenciado. É um evento especial para a garotada -, observa Jane Roriz, superintendente de Educação Integrada. A Escola Amil Tanos atende a 290 alunos do Fundamental I e 90 da Educação Infantil.