Foto: Maurício Porão
Feira acontece até domingo (13), das 15h às 22h, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho
Pontos turísticos como o Pico do Frade, Arquipélago de Santana, Lagoa de Imboassica e Praia dos Cavaleiros são divulgados, através de lembranças produzidas pelos artesãos do município, na segunda edição da Feira Internacional de Artesanato (Interart). A feira acontece até domingo (13), das 15h às 22h, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro).
Segundo o organizador do evento, Osvaldo Almeida Jr., além do conceito de sustentabilidade que a feira proporciona ao artesanato, o projeto envolve também a identidade da cidade, por isso a divulgação dos pontos turísticos nos produtos. “Após a vinda da Interart para Macaé, o artesanato local evoluiu, pois houve necessidade de aprimorar os produtos. Isso foi fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional dos artesãos”, explica.
O projeto para artesãos, em Macaé, é desenvolvido em parceria com o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), que transforma os profissionais em empreendedores por meio de fomentos diversos.
Dona Lecy de Almeida, integrante do projeto, conta sua história de superação e sucesso: “O projeto é fundamental para os trabalhos de todas as artesãs. Hoje, com 79 anos, ainda tenho o mundo pela frente, há muito que aprender, não há tempo a perder e, além disso, lucro com meu trabalho. Agradeço a prefeitura pelo projeto e a Interart por esse momento único em minha vida” relata.
O estande da Prefeitura de Macaé está armado no corredor ao lado esquerdo de quem chega à feira. Na entrada do espaço, há um informativo do Fumdec explicando o funcionamento do órgão para fomentos, financiamento e certificação, bem como o projeto do Parque Científico & Tecnológico de Macaé - a nova economia da Capital Nacional do Petróleo.
Dia das Crianças
Neste sábado (12), o estande da prefeitura conta com um espaço para brincadeiras, brindes, discoteca e oficinas para prestigiar o público infantil. Têm direito a participar todos que comprarem no estande, independente do valor. O objetivo é integrar a garotada nas atividades culturais do município.