logo

Investidores do Texas interessados em Macaé

13/12/2007 10:55:02 - Jornalista: Simone Noronha

Buscar oportunidades de novos negócios e investimentos em Macaé. Este é o principal objetivo de um grupo de investidores de Houston, principal centro de negócios do estado americano do Texas, que nesta quarta-feira (12) se reuniu com representantes da prefeitura. O encontro é fruto da visita do prefeito Riverton Mussi à Offshore Technology Conference (OTC), a maior feira da indústria do petróleo do mundo, em 2005, onde o grupo demonstrou interesse em conhecer melhor o município.

Participaram do encontro o secretário especial de Desenvolvimento Sustentável, Juvêncio Papes, o secretário executivo de Indústria e Comércio, Guilherme Jordan, o presidente da Fundação Educacional de Macaé Joelson Tavares, e o coordenador geral do Plano Diretor, Hermeto Didonet. Eles assistiram à apresentação do grupo, e vão levar a proposta de parceria ao prefeito Riverton Mussi. Uma nova reunião será agendada para janeiro.

O grupo é representado no Brasil pelo presidente da Peduzzi & Company, Ricardo Debize Peduzzi. Parceira do grupo Camargo Correa, a empresa está interessada em levantar para investidores americanos oportunidades de negócios no setor imobiliário e de infra-estrutura urbana em Macaé. O grupo também representa a Universidade de Houston, que acaba de firmar parceria com a Escola Politécnica de Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

- A idéia é firmar uma parceria com a prefeitura para prepararmos a cidade para o futuro, em termos de infra-estrutura e urbanismo. O Plano Diretor de Macaé apresenta ações e prioridades até 2020. Nossa proposta é ir mais além e preparar o crescimento de Macaé até 2050. Nossa intenção é ajudar o município a captar recursos para investimentos nessas áreas, explicou.

O coordenador do Plano Diretor, Hermeto Didonet, disse que a parceria pode ser muito válida para o município. “Podemos nos basear na experiência de Houston, cidade que dependia exclusivamente do petróleo, como Macaé, e que hoje já voltou sua economia para outras áreas, como tecnologias. Mas tudo respietando a nossa realidade, que é bem diferente da realidade dos Estados Unidos”, comentou.

O secretário de Indústria e Comércio, Guilherme Jordan, ressaltou que existe interesse do governo em agregar parceiros que possam ajudar no desenvolvimento do município. “A prefeitura está bastante interessada em fomentar investimentos em outros setores que não sejam o petróleo”, comentou o secretário, lembrando de projetos em andamento como o Pólo Industrial e o Condomínio Industrial de Macaé.

Para o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Juvêncio Papes, preparar o município para o futuro é um dos grandes desafios da administração. “Temos que pensar no futuro investindo no presente, buscando sempre o desenvolvimento sustentável. A parceria com este grupo é bem interessante, e podemos trabalhar juntos em um levantamento das necessidades do município, tendo como base os dados já colhidos pelo nosso Plano Diretor”, afirmou.

O presidente da Funemac, Joelson Tavares, lembrou que a parceria da Universidade de Houston com a UFRJ pode trazer bons frutos para Macaé. “Estamos com uma excelente parceria com a UFRJ, que está disposta a montar um campus avançado em Macaé, na Cidade Universitária”, comentou. Para o próximo ano, vão funcionar na Cidade Universitária os cursos de licenciatura plena em Biologia, em Química e o Bacharel em Farmácia, todos da UFRJ. A universidade também está acertando detalhes para a implantação dos cursos de Engenharia e Medicina.