Foto: Érica Ferreira
O atendimento aos contribuintes é realizado diariamente no Centro Administrativo Luiz Osório
O prazo para o contribuinte realizar o pagamento em cota única, com desconto de 8% e a isenção no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto de Transmissão de Bens Intervivos (ITBI), vai até o dia 30 de abril. O setor de IPTU, que fica no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), no andar térreo do Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo), na Avenida Presidente Sodré, 466, no centro da cidade, atende os contribuintes, de segunda a sexta-feira, das 8h à 17h.
De acordo com o subsecretário municipal de Tributos, Márcio Luiz Bravo de Oliveira e Silva, os cidadãos devem ficar atentos aos prazos de pagamento. Além do IPTU, a prefeitura oferece desconto no Refinanciamento de Débito (Refim). "O Refim é uma oportunidade que o município dá aos contribuintes de quitarem seus débitos junto à receita municipal. Se pagar à vista, terá 100% de desconto nos juros, se for parcelado, haverá alguns descontos. Isso visa facilitar que os débitos de ISS ou taxas de alvarás possam ser pagas", explica.
- Ao analisarmos as finanças como um todo, incluindo o caso da inflação, 8% representam um bom percentual de desconto, avalia Márcio. Ele acrescenta que o Refim foi prorrogado para o dia 30 de junho, com descontos que podem chegar a 100% de juros, multas e 50% de correção monetária. Mas é preciso quitar 2013 para usufruir de tais benefícios. O Refim pode ser aplicado no IPTU, Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e nas Taxas de Alvarás.
O comerciante, Adriano Carlos, de 34 anos, que foi ao CAC buscar seu carnê, comemorava o desconto de 8%. “Pagar o imposto é uma obrigação, é um dever, e este desconto vem a nosso favor significativamente”, avalia.
- Quando o contribuinte paga o IPTU, ele está promovendo o desenvolvimento da cidade – completa o subsecretário municipal de Tributos.
Calendário de pagamento do IPTU/2014
Cota única:
8% de desconto - 30 de abril
Em nove parcelas com desconto de 3%:
1ª - 30 de abril
2ª - 30 de maio
3ª - 30 de junho
4ª - 31 de julho
5ª - 29 de agosto
6ª - 30 de setembro
7ª - 31 de outubro
8ª - 28 de novembro
9ª - 30 de dezembro