O Carna Fest em Macaé começa neste sábado (31), na Praia da Imbetiba, com a abertura comandada pelo intérprete de samba-enredo da cidade do Rio de Janeiro, Ito Melodia, às 16h. A partir das 17h, o público poderá acompanhar as apresentações das escolas de samba, dando início à programação do evento que aquece para a celebração do Carnaval na cidade.
No sábado (31), as agremiações do Grupo Especial se apresentam com Esplendor do Lagomar; Unidos das Malvinas; Império da Barra; Princesinha do Atlântico; Unidos dos Bairros e Acadêmicos da Aroeira.
O Grupo de Acesso se apresenta no dia 7, sábado seguinte, com as agremiações: Mocidade dos Cajueiros; Águia Dourada; Unidos da Vila; Unidos dos Estudantes; Bosque Azul e Unidos do Botafogo.
De acordo com a secretária de Cultura, Waleska Freire, o Macaé Carna Fest surge como um grande momento de preparação para o Carnaval no município. A iniciativa reunirá as 12 escolas de samba da cidade, que se apresentarão ao longo dos encontros com shows de 30 minutos cada, levando ao público seus sambas-enredo, rainhas de bateria, mestres-sala e porta-bandeiras.
“Nosso intuito é fazer com que o público volte a conhecer os sambas-enredo, aprenda as letras, participe da rotina das escolas e viva novamente a atmosfera do Carnaval. Esses encontros são essenciais para mobilizar a comunidade e preparar a cidade para os desfiles”, ressalta Waleska Freire.
Desfiles
Os desfiles oficiais estão marcados para o Parque de Exposições e prometem grande público, impacto positivo na economia local e valorização da cultura popular. O Grupo de Acesso desfila no dia 27 de fevereiro (sexta-feira), às 22h, e o Grupo Especial entra na avenida no dia 28 de fevereiro (sábado), também às 22h.
Ito Melodia é referência internacional de samba
Ito Melodia, nascido no Rio de Janeiro em 25 de Julho de 1969, é um intérprete de samba-enredo brasileiro da cidade do Rio de Janeiro, filho do lendário Aroldo Melodia e de Maria de Lourdes Fordes. Iniciou sua carreira de intérprete em 1992 ao lado de seu pai e seus irmãos e a partir de 1996 foi apresentado como intérprete oficial da União da Ilha do Governador.
É vencedor de sete Estandartes de Ouro, considerado o “Oscar do carnaval carioca”, entre outros prêmios como o Tamborim de Ouro e Estrela do Carnaval.
Após 22 anos consecutivos na Escola de Samba União da Ilha, assumiu o comando do carro de som do Império Serrano, em uma belíssima homenagem a Arlindo Cruz, em seguida atuou por dois anos na Unidos da Tijuca, onde venceu o Estandarte de Ouro de melhor intérprete do Carnaval, e atualmente é a voz da Inocentes de Belford Roxo.